


Durante a criação das aves as famílias serão acompanhadas pelos técnicos da SMDS que ajudarão tirando dúvidas dos criadores auxiliando na produção e composição da ração que alimentará as aves até que elas comecem a produzir os ovos que serão comprados pela prefeitura para serem inseridos no cardápio da merenda escolar.
Segundo o engenheiro agrônomo Afrânio Queirós a prefeitura comprará a produção de ovos a partir de agosto deste ano. A compra segue orientação de projeto do Governo Federal que pede para que 30% dos produtos da merenda escolar sejam comprados da agricultura familiar no município.
Maria Helena, uma das criadoras que mora no Boqueirão do Xavier, disse que seguirá todas as orientações para a produção e que é muito bom participar de um projeto que vai gerar renda para sua família. Tanto ela quanto as outras pessoas que receberam as aves terão que fazê-las reproduzir e devolver os 50 pintinhos para serem doados a outras famílias que também serão incluídas no “Avicultura de Postura”.
Ao constatar o acúmulo de água de esgoto na frente do Mercado Público, a SMDS – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável iniciou a obra de desobstrução nas tubulações do Mercado. O novo sistema de tubulação contará com 2 cisternas e 3 caixas coletoras, que atenderão ao escoamento correto do esgoto, exterminando a sujeira e o mau-cheiro.
Segundo Custódio Aragão, funcionário da SMDS, “o problema nas tubulações do mercado é o acúmulo de gorduras, misturadas com borras de café e outras sujeiras que entupiram o acesso do esgoto às caixas coletoras. Até uma camisa foi encontrada! Mas, com a recuperação das tubulações de água o escoamento voltará ao normal”, explica. Após conclusão da obra, prevista para a próxima sexta-feira, a SMDS fará a limpeza do Mercado, lavando o chão com detergente para eliminar o mau-cheiro do local.
Na foto: Novas tubulações no Mercado Público
Foto: Francilúcio Oliveira
Foi inaugurada na manhã do dia 11 na Agência da Capitania dos Portos de Camocim uma sala de aula equipada para atender os pescadores da região. No local serão realizados cursos para os profissionais da pesca e aquaviários que necessitam de capacitação.
A placa foi descerrada pelo comandante da agência capitão-tenente Marcos Antônio de Moura Lima e pela empresária Elda Aguiar na presença de convidados, entre eles o prefeito Chico Vaulino, o secretário de gestão administrativa Ricardo Ferro e representantes do setor pesqueiro.
A sala tem cadeiras acolchoadas, é climatizada e faz uma homenagem póstuma ao empresário Hindemburg Sabino Aguiar, que foi por muitos anos Amigo da Marinha do Brasil. A esposa do empresário agradeceu a homenagem e disse que a família se sentia honrada.
Na foto (em primeiro plano): A empresária Elda Aguiar, O comandante Marcos Antônio e o prefeito Chico Vaulino na inauguração da sala de aula que será local para capacitação de pescadores.