 |
Grupo de Teatro Lua Cheia em encenação sobre a violência contra a mulher |
Desde sexta-feira, dia 13, a equipe do CAPS II – Centro de Atendimento Psicossocial está realizando ações alusivas a Semana da Luta Antimanicomial, com mobilizações nas escolas de ensino médio através de palestras, apresentações de vídeo e de peça teatral, encenada pelo Grupo de Teatro Lua Cheia, formado pelos pacientes do CAPS II.
A programação teve início no Colégio Liceu, apresentando aos alunos um vídeo produzido pela equipe do CAPS II, abordando a trajetória da Reforma Psiquiátrica, seguido da apresentação da peça “Bicho de Sete Cabeças”, encenada pelos pacientes e coordenada pela Assistente Social, Talita Lemos, e pelo Oficineiro, Lázaro Frota.
“A peça retrata os maus tratos e a tortura instituída as pessoas com transtorno mental nos hospitais do modelo asilar e oferece, a partir das técnicas do Teatro do Oprimido, uma nova forma de tratamento com a participação efetiva de todos que fazem a rede sócio-assistencial: CAPS , PSF, Agentes Comunitários de Saúde, Escola, Hospital, Família, Escola, etc”, explicou Talita Lemos, Assistente Social. “Acho que a repercussão foi muito boa no sentido de sensibilização dos alunos quanto a questão da Luta Antimanicomial. Deu-se uma comoção muito grande entre os alunos”, avaliou a Psicóloga, Euridiva Saraiva.
Após as apresentações, os alunos participaram de um debate, em que puderam tirar dúvidas com relação as formas de tratamentos e diagnósticos, direcionando perguntas aos componentes da equipe e aos usuários e interagindo de “maneira positiva”, na avaliação dos organizadores do debate.
Hoje pela manhã, a Equipe do CAPS II realizou a mesma programação no Colégio Estadual Professor Ivan, onde tiveram “uma excelente receptividade da direção e da coordenação da escola e, especialmente dos alunos que demonstraram bastante comoção durante a apresentação teatral, havendo muito choro e comentários sobre a saúde mental”, explicou Talita Lemos. A mesma programação será realizada amanhã, no Colégio Monsenhor, a partir das 9h.
A campanha de sensibilização encerrará na quarta-feira, dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com a realização de uma passeata com concentração no CAPS II (ao lado da Secretaria de Saúde), a partir das 8h, com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol de uma cultura de tratamento mais digno e humanizado para com as pessoas portadoras de transtornos mentais.
Mais informações com Euridiva Saraiva e Talita Lemos pelo telefone 3621.0228.
Ludovica Duarte
Com informações do CAPS II