segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SMDS cria projeto de pasteurização de leite para agricultores e realiza Feira de Agricultura Familiar

O projeto intenciona o fomento da melhor comercialização, ampliando o campo de vendas a partir da qualidade do leite. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável desenvolvera junto aos proprietários de gado da zona rural, um trabalho de incentivo, para que os agricultores façam a coleta de leite duas vezes ao dia. “Normalmente os agricultores que comercializam leite, só fazem pelo período da manhã, eles retiram o leite e colocam o gado para o pasto. O trabalho que será feito a partir do projeto de pasteurização, dobrará a receita dos agricultores, pois eles condicionarão o gado a uma retirada no período da manhã e tarde, sem que haja problemas na saúde dos animais”, comentou Afrânio Queiroz, Superintendente de Desenvolvimento Sustentável.
O projeto visa a pasteurização de 200 litros de leite por hora e poderá ser inserido na merenda escolar do município em substituição ao leite em pó.
O projeto piloto deverá ser desenvolvido na comunidade Flamenga dos Ferreiras, em um espaço a ser construído na fábrica de castanha da comunidade. A máquina de pasteurização de leite está em processo de aquisição.
Outro projeto que causará impacto positivo na vida do agricultor camocinense é a “Feira de Agricultura Familiar”. Esta acontecerá todos os sábados na Praça Pinto Martins, em um lugar preparado para receber os agricultores que deverão vir das comunidades rurais de todo o município para comercializar seus produtos, sem a intervenção dos atravessadores.
“Legumes, hortaliças, frutas e demais produtos que normalmente são vendidos pelos pequenos agricultores, sofrem uma variação de preços enorme, principalmente quando estes caem nas mãos dos atravessadores. Com a Feira da Agricultura Familiar não existe variação de preços,pois o próprio produtor torna-se o vendedor, estabelecendo venda direta ao consumidor, adquirindo um lucro de aproximadamente 70%, enfatizou o coordenador do projeto, Afrânio, engenheiro agrônomo, que ressaltou a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camocim nos projetos.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Enquanto os que se dizem amigos de Camocim, mas nem aqui moram usavam o homem pobre do campo somente para angariar votos e ameaçar, caso não votassem neles, Chico Vaulino promove projetos como esse que beneficia diretamente dezenas de criadores e agricultores. E tem gente abestada que ainda acredita nesses pilantras...

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo