segunda-feira, 22 de março de 2010

Projeto da Secretaria de Educação Municipal quer reacender a paixão pela leitura

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Técnico-Pedagógico, está ensinando aos coordenadores pedagógicos e aos professores municipais a reacenderem o gosto pela leitura de bons livros. O objetivo é fazer dos profissionais leitores assíduos dos diversificados temas apresentados em livros de histórias, romances e de filosofia, entre outros atraentes temas do mercado editorial para que esses profissionais possam, com segurança e com as experiências próprias de bons leitores, conduzir os alunos à paixão pelos livros.

O Projeto “Sou Professor, Sou leitor” foi criado há oito meses e formou entre os participantes clubes de leitura em que são distribuídos títulos para serem lidos e comentados em encontros mensais. A troca de experiências dos leitores e a visão particular de cada pessoa sobre o livro que leu aumentam os conhecimentos sobre as diversidades culturais apresentadas, além de promover a proximidade entre os participantes e fazer o ato de ler ainda mais atraente.

O projeto foi criado pelo professor Fábio Sipaúba que analisou uma pesquisa feita nas escolas municipais onde as escolas apresentaram suas carências. A maioria delas apontou que faltavam projetos de leitura para alunos. Foi a partir dessa carência que surgiu o “Sou professor, sou leitor”.

Na quinta-feira, dia 18, os grupos de leitores formados por coordenadores da Secretaria de Educação se encontraram na Pracinha do Amor para relatar experiências após a leitura de cinco títulos: O pequeno príncipe, A menina que roubava livros, A moreninha, Capitães da Areia e Iracema. Os títulos foram sugeridos, um para cada grupo, levando em consideração o tema e a afinidade que os componentes tinham com a história. Os coordenadores já começaram a trabalhar com os professores das escolas municipais, seguindo o mesmo método. Os professores terão a missão de tornar os alunos em leitores, o que deverá impulsionar a aprendizagem e o pensamento crítico de cada um.

O trabalho de criar o gosto pela leitura nas escolas municipais espera obter os melhores resultados, principalmente com os alunos que são o alvo principal dessa iniciativa. Por isso conta com parcerias importantes como auxílio dado pela professora Bia Gouveia que coordena projetos na Fundação Victor Civita, responsável pela publicação da Revista Nova Escola. E conta também com os incentivos da própria Secretaria de Educação que vai aumentar acervos de livros e espaço para leitura nas escolas.

Na foto: O encontro do Clube de Leitores, orientado pelo professor Fábio Sipaúba (centro) na Pracinha do Amor.

3 Comentários:

Fernando Veras disse...

Parabéns ao professor Fábio Sipaúba! Bom saber que ainda tem gente se interessa em divulgar a boa leitura. Muitos estudantes nunca leram um livro sequer na vida que não fosse didático. A internet e os blogs indiretamente tem incentivado a leitura e a escrita, mas nada como um bom livro para desanuviar a mente e despertar a imaginação.

Prof. Fábio Sipaúba disse...

Obrigado pelo elogio Fernando! A nossa intenção é que nossa cidade seja reconhecida como "Cidade leitora". Convido você para fazer do nosso Clube de Leitura. Ah! Visite o blog do projeto www.souprofessorsouleitor.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabéns professor Fábio! Projetos como esse deveriam existir com mais frequência. Reacender a paixão pela leitura é maravilhoso.
Abraço.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo