quinta-feira, 22 de abril de 2010

H1N1 quanto mais prevenção, mais proteção

A Secretaria de Saúde continua a Campanha de Vacinação contra a H1N1, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, que prioriza grupos de riscos como grávidas, crianças e doentes crônicos.
Esta semana encerra a 3ª etapa de vacinação voltada para os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade. Porém, devido o baixo número de vacinados nos grupos prioritários, as unidades de saúde estão resgatando as pessoas que não se vacinaram durante as etapas anteriores.
A baixa adesão a Campanha de Vacinação está ligada ao receio da população com relação aos efeitos colaterais da vacina contra a H1N1. A Dra. Jesus Matos, Coordenadora Municipal de Imunização, explica que um percentual muito pequeno de pessoas vacinadas apresentou reações adversas como dores de cabeça, no corpo e no local da injeção, febre e sensação de “estar gripando”, mas que esses sintomas são bastante leves diante do perigo da infecção da Gripe H1N1, “que pode levar o paciente à UTI ou até mesmo à óbito”.
Em Camocim, o percentual de vacinados é muito baixo, com exceção dos profissionais de saúde que atingiu a meta de 100% e o de crianças que está próximo a meta de 80% preconizada pelo Ministério, com 76% das crianças vacinadas. Os adultos jovens com idade entre 20 e 29 anos atingiram 34%, de 30 à 39 anos é de apenas 7%, e o percentual de doentes crônicos não chega à 50% o número de vacinados.
Influenza A

A Campanha de Vacinação contra a Influenza A (gripe comum), voltada para os idosos estava prevista para este sábado, dia 24, mas foi adiada devido ao atraso da fabricação de vacinas, sendo realizada no dia 08 de maio. A partir deste sábado inicia a 4ª etapa da Campanha contra H1N1 para idosos portadores de doenças crônicas e se estende até o dia 07 de maio.
Foto: Francilúcio Oliveira.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo