quarta-feira, 16 de junho de 2010

SME fomenta o Dia "D" da Literatura Infantil


O município de Camocim é um das cidades que desenvolve o PAIC- Programa de Alfabetização na Idade Certa. Dentro das perspectivas de melhoras na educação, cinco eixos são trabalhados, obedecendo à dinâmica do programa: gestão, educação infantil, avaliação, alfabetização e formação do leitor, sendo este último o foco central do Programa. Neste contexto as escolas passam a executar ações voltadas ao fortalecimento da literatura infantil e a formação do professor.
Como fruto do trabalho direcionado nesta vertente educacional de ensino, Camocim já conta com o “Clube de Leitores” e o “Dia D de Literatura Infantil”, que é desenvolvido nas unidades escolares onde o PAIC é trabalhado. Consiste na organização das diversas expressões literárias, podendo ser a culminância de todo um trabalho bimestral, cujas atividades são pautadas na literatura infantil à comunidade escolar e local, com foco na poesia, literatura de cordel, histórias em quadrinhos, jogral, paródias, dramatizações e outros.
O “Dia D” vem como o instrumento mobilizador da presença da família na escola, oportunizando aos pais acompanhar o processo de aquisição da leitura, expressão escrita, desenvolvimento da linguagem, compreensão e fluência.
A rede educacional municipal dispõe também do Projeto “Sou Professor, Sou leitor”, criado pelo professor Fábio Sipaúba, da Coordenadoria de Desenvolvimento Técnico-Pedagógico da Secretaria de Educação e integra-se ao eixo “Literatura Infantil e Formação do Diretor”, potencializando todas as ações pertinentes ao PAIC.
“A Escola Idelzuite Tavares foi a primeira a realizar o 'Dia D', onde foram trabalhados os acervos do escritor Monteiro Lobato, mas outras escolas já se preparam para realizar o evento”, disse a professora Maria Tereza, uma das técnicas coordenadora do programa.
Na última quinta-feira, 10, no espaço de reuniões da escola Coronel Libório aconteceu uma reunião com coordenadores pedagógicos e a equipe do PAIC que teve como pauta o eixo de avaliação do Programa e o eixo da literatura infantil. Na ocasião os coordenadores receberam instrumentais de relatórios para registros do “Dia D” e de levantamento de acervo literário das escolas.

Na foto: Barraca de exposição dos trabalhos literários da escola Idelzuite no dia "D"

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