quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Escolas do município têm bom desempenho no SPAECE


Cinco escolas municipais receberam ontem, 15 de setembro, da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 4 certificação pelos bons desempenhos obtidos nas avaliações de alunos realizada pelo Sistema Pedagógico de Avaliação do Ensino no Ceará – SPAECE. A avaliação foi respondida por estudantes em 2009 e destaca as unidades escolares que obtiveram mais de 150 pontos, requisito mínino para que a escola tenha a certificação. 10 professores da Rede Municipal de Ensino também receberam o título “Professor nota 10” da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Diretores, professores, ténicos da Secretaria Municipal de Educação e da CREDE; o secretário de educação, Augusto de Carvalho Júnior, a coordenadora regional da CREDE 4, Elvira Fernandes, o presidente do sindicato APEOC, Antônio Júnior, entre outros convidados estiveram na solenidade que aconteceu pela manhã no salão de eventos da prefeitura .

O SPAECE é um sitema que avalia a qualidade da alfabetização de alunos das séries iniciais, sendo um dos instumentos do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, criado pelo governo estadual. O PAIC desenvolve ações conjuntas com os municípios, analisa resultados e direciona as ações com incentivos direcionados às escolas para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.

As escolas Jovino Ferreira Chaves, Emília Pessoa Veras, Manoel Marques de Almeida, Izaura Ferreira Freire e Murilo Aguiar Filho, que passaram da pontuação exigida em requisitos pré-estabelecidos, receberam incentivos governamentais e terão a tarefa de melhorar ainda mais seus índices para contribuir com o objetivo do PAIC que é alfabetizar 100% das crianças cearenses.

“Se a criança não aprender a ler e a escrever bem, teremos analfabetos funcionais. Recentemente fui à escola Hipólito Ricardo Pinto, que fica no Assentamento Jatobá, e vi um aluno lendo e dramatizando uma historinha de uma forma surpreendente, por isso reafirmo que vale a pena alfabetizar.” comentou o secretário municipal de educação, Augusto Júnior, ao falar para os presentes. A coordenadora da CREDE, Elvira Ferandes, disse que o Estado do Ceará quer alfabetizar todas as crianças cearenses e que a CREDE deseja que Camocim seja referência em todos os aspectos (do PAIC).

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo