quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Rede Tucum realiza IV assembléia com momento de apresentação da sua estratégia de turismo para a sociedade


De 21 a 23 de novembro, será realizada em Tatajuba, Camocim, a IV Assembléia da Rede Cearense de Turismo Comunitário – a Rede Tucum. O primeiro dia de evento (21) será aberto ao público e terá início com a mesa “Turismo comunitário em debate: apresentando a Rede Tucum”. Para a ocasião, confirmaram presença a prefeitura de Camocim, entidades parceiras da Tucum, estudantes de geografia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú e representantes de onze comunidades do litoral leste e oeste do Ceará.

Em seus quase dois anos de existência, a Tucum tem conseguido fortalecer e dar visibilidade às experiências de turismo comunitário desenvolvidas no Ceará. Por meio da Rede, as comunidades viveram formações, melhoraram suas infra-estruturas de recepção e ampliaram suas possibilidades de autogestão. Diante do vivido, um dos desafios a serem enfrentados, corresponde à criação de estratégias de marketing e promoção dos serviços oferecidos no turismo comunitário. Todos esses temas serão abordados durante a IV assembléia.

As futuras ações e o caminho que se pretende continuar percorrendo, também, estão na pauta da IV Assembléia da Rede Tucum. O evento tem consolidado um espaço de avaliação e construção de diretrizes. Essa IV edição acontece na comunidade de Tatajuba, onde o grupo de turismo comunitário acaba de inaugurar seus equipamentos de receptivo, três chalés feitos com técnicas ecológicas de construção.

A programação da assembléia é restrita para convidados, exceto o primeiro dia (21) que terá momentos aberto ao público, para apresentar a Rede Tucum e o potencial do turismo comunitário. A intenção é convidar a comunidade de Tatajuba, demais comunidades litorâneas da região, estudantes, pesquisadores e poder público local a dialogarem com a proposta e a experiência da Rede Tucum. Ainda no dia 21 de novembro, além da mesa de abertura está previsto um almoço no Lago da Torta e roda de conversa no Chalé do Coração.

Saiba mais sobre a Rede Tucum

A Rede Tucum é uma articulação que se propõe a realizar o turismo comunitário no Ceará, integrado a perspectiva de fortalecer a relação entre sociedade, cultura e natureza, com justiça ambiental. Nesse sentido, a atividade turística é compreendida como uma oportunidade para as populações locais possuírem o controle efetivo sobre o seu desenvolvimento, planejamento e gestão do território e das atividades turísticas propostas.

Compõem a Rede Tucum doze grupos organizados de Zona Costeira do Ceará, que enfrentavam conflitos causados pelos empreendimentos de turismo de massa e/ou de resorts,e já construíam outras formas de realizar a atividade turística em suas comunidades. Em 2008, esse coletivo, formado por pescadoras/es, agricultoras/es e entidades comunitárias, apresentou a sociedade suas experiências como formadoras da Rede Tucum.

Atualmente, fazem parte da articulação representantes de: Tatajuba (Camocim), Curral Velho (Acaraú), Caetanos de Cima (Amontada), Flecheiras (Trairí), Etnia Índigena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Batoque (Aquiraz), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Assentamento Coqueirinho (Fortim), Ponta Grossa (Icapuí), Tremembé (Icapuí), Centro de Formação Frei Humberto (MST-Fortaleza), Associação Mulheres em Movimento (Conjunto Palmeiras, Fortaleza), Instituto Terramar, Tremembé Onlus e Amigos da Prainha do Canto Verde.

Serviço

O quê: IV Assembléia de da Rede Tucum/ Mesa de abertura: Turismo comunitário em debate: apresentando a Rede Tucum

Quando: 21 a 23 de novembro de 2010/ abertura dia 21 de novembro - às 9hs

Onde: Centro de Artesanato de Tatajuba, Camocim, Ceará

Contatos: Maria do Livramento (liderança de Tatajuba) – 88 8801.2559

Valneide Sousa (coordenação da Tucum) – 85 9626.6769/ 88 9988.2362

Rosa Martins (Instituto Terramar) – 85 9933.0153/ 32262476

Assessoria de Comunicação: Instituto Terramar

Foto: Laguinho da Torta, região turística de Tatajuba. (Denílson Siqueira)

1 Comentário:

Francis Dalva disse...

Estive recentemente no Laguinho da Torta onde fui com uns amigos de carro. Em todo o percurso não existe uma miserável placa sequer e quem não for da área se perde. Os preços lá são muito caros, cartelizados e o serviço razoável. Não é a toa que um "guia" cobra até cem reais pra "ensinar" o caminho. Em Camocim, para melhorar a cidade para a alta estação que já começou é preciso recuperar os canteiros centrais da beira mar e colocar novos coletores de lixo, de preferência menos atraentes para os ladrões e pedir gentilmente aos donos das vacas que insistem em por ali pastar que as recolham. Já que não reformam o mercado, que tal uma faxina geral por ali com direito a Pinho Sol e tudo? Recuperar a camada asfáltica de todas as ruas do centro seria lindo. Enfim, uma maquiagem na cidade se faz necessário com urgência. Que tal inaugurar logo essa misteriosa Praça do Coreto e terminar as obras da Praça da Matriz? Bom Jesus dos Navegantes agradece. É só querer que faz! Grande abraço.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo