quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ministro Altemir Gregolin visita Camocim para inauguração do Terminal Pesqueiro



O Ministro da Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, esteve pela terceira vez em Camocim, acompanhado de autoridades dos Governos Estadual, Federal e Municipal, para a inauguração do TPP - Terminal Pesqueiro Público de Camocim, realizada nesta manhã.
Durante a cerimônia, o Prefeito Chico Vaulino falou da expectativa dos camocinenses com relação ao futuro do Terminal Pesqueiro, sobretudo dos pescadores, e afirmou que serão necessários adesão e empenho de todos os evolvidos nessa importante obra. “Vejo que esta é a primeira etapa deste processo e o segundo passo dependerá da união e esforço de cada um de nós”, ressaltou o Prefeito Municipal.
O Deputado Federal José Airton enfatizou a relevância da construção do TPP, o qual representa um avanço para o setor do pescado, que graças à compreensão do Presidente Lula, vem recebendo status. “A pesca que sempre foi um fator importante para vários brasileiros, pode crescer cada vez mais com o apoio de projetos como esse do Terminal Pesqueiro”.
“Um terminal do tamanho do respeito que vocês merecem”! Assim definiu o Ministro Altemir Gregolin ao falar do resgate e valorização do pescador, com investimentos do Governo Lula em obras e projetos que melhorem as condições de trabalho e vida dos pescadores. Ele anunciou ainda a viabilização da dragagem do porto. “O Terminal só funcionará se houver barcos para encostar. Sem barcos, o terminal não funciona. Se construímos o terminal vai ter dragagem, sim”, afirmou o Ministro. Ainda na cerimônia, Gregolin recebeu um abaixo-assinado de autoria do Ex-Deputado Estadual Edílson Filho, com o apoio da Colônia de Pescadores e da Rádio Pinto Martins FM, com mais de mil assinaturas solicitando a dragagem do porto.
Em entrevista ao Blog Camocim é do Povo, o engenheiro da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará, Paulo Lira, atual responsável pela gestão do TPP de Camocim, anunciou que após a inauguração haverá contratação imediata de funcionários. “Durante a cerimônia recebi uma ligação do Governo Federal autorizando a contratação de pessoal. A princípio, iremos precisar em torno de 15 a 17 pessoas, que serão selecionados pelo SINE/IDT de Camocim para atuarem principalmente nos frigoríficos. Nossa prioridade é a contratação de camocinenses”, afirmou Lira.
O Terminal Pesqueiro Público de Camocim é gerenciado por uma gestão compartilhada do Ministério da Pesca e Aquicultura e a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Segundo dados do MAP, o TPP atenderá uma demanda de cerca de 30 toneladas de pescado por dia. A estrutura possibilitará a recepção, triagem e comercialização de peixes e camarões, além de contar com uma fábrica de gelo, que produzirá 50 toneladas por dia; duas câmaras frias para estocagem de pescados com capacidade de 30 toneladas cada; salas para o setor administrativo; auditório para 120 lugares; reservatório para 300 mil litros de água; ampliação do cais pesqueiro; e estação de efluentes.

Ludovica Duarte
Fotos: Francilúcio Oliveira

1 Comentário:

Anônimo disse...

POr que o TPP de camoim ainda está parado ????

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo