quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agentes de endemias intensificam ações de combate à dengue

Durante a primeira reunião da CIB – Comissão Intergestora Bipartite, realizada na última sexta-feira, dia 7, na CRES – Célula Regional de Saúde, a Coordenadoria de Endemias e Zoonoses de Camocim apresentou uma avaliação de todas as ações desenvolvidas em 2010 e as estratégias traçadas para este ano.

Entre as estratégias de 2011, o combate a dengue será prioridade durante este semestre, devido ao período chuvoso, com o fortalecimento das ações de bloqueio; a utilização de novos inseticidas, adquiridos com recursos próprios pela Administração Camocim é do Povo; o recolhimento de pneus e limpeza de pontos estratégicos; a intensificação do monitoramento e da busca ativa de casos suspeitos a partir de uma integração com os PSFs; a ampliação do número de bombas costais, sendo duas cedidas pelo Estado, uma de patrimônio do município e a aquisição de mais uma bomba com recursos próprios; e a utilização de meios de comunicação para alertar a população quanto aos riscos e prevenção da dengue, informando periodicamente os locais de maior vulnerabilidade.

As ações realizadas pelos agentes de endemias no combate à dengue durante o ano 2010 renderam bons resultados, fechando todos os ciclos abaixo de 1% de infestação, como preconizado pelo Ministério da Saúde. Este ano, já foram notificados 6 casos suspeitos de dengue, onde os agentes realizaram de imediato o bloqueio da região, segundo o Coordenador de Endemias e Zoonoses, Dr. Osvaldo Pereira.

Durante a reunião, a Secretaria de Saúde entregou aos agentes de endemias novos fardamentos, sendo duas fardas para cada agente, que receberão ainda um protetor solar.

Ludovica Duarte
Foto: Francilúcio Oliveira

2 Comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos Agentes de Endemias e a prefeitura que vem incentivando a qualidade nesse trabalho, que não é fácil. As borrifações devem começar logo, senão as muriçocas engolem a cidade.
Além das fardas e bolsas novas, claro. Até crachá eles tem. Dá-lhe Chico Vaulino!

Unknown disse...

a prefeitura deve envestir mais na consientezação da população dengue é um caso de todos pois os agentes de emdemias fasem a parte deles e você dona de casa fasa a sua parte joque lixo no lixo e todos os objetos que acumulam aguá."em um destrito de pentecoste esta uma epidemia de dengue pois a população não colaboranda,pois não havera resultado em redução do mosquito transmissor..."

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo