quinta-feira, 24 de março de 2011

Órgãos do município discutem aplicações de medidas socioeducativas

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, realizou na  última sexta-feira, 18, o Seminário de Sensibilização Sobre Medida Socioeducativa em Meio Aberto e Prestação de Serviço na Comunidade. O encontro aconteceu no auditório do NAEC e contou com a participação de coordenadores de órgãos das secretarias municipais e  representação de setores da sociedade civil.
A Assistente Social do órgão, Ricardina Parente, apresentou a sistemática na qual se desenvolve todo o processo de atuação do CREAS no tocante a aplicação das medidas socioeducativas e do cumprimento de liberdade assistida de adolescentes infratores encaminhados pela justiça. Neste sentido foi enfatizado a estruturação do município que considera  as diretrizes constantes no SINASE -  Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. 
Ricardina falou também sobre a necessidade de se mapear as entidades nas comunidades, identificar os equipamentos sociais disponíveis, formalizar um convênio de colaboração  e realizar cadastro de entidades.
“É preciso que os órgãos estejam sensibilizados para que os jovens além de prestarem o serviço, possam também entender sua função na sociedade. Toda e qualquer medida socioeducativa deve ser para o jovem um momento educacional e de reintegração na sociedade e não uma severa penalização”, ponderou a Assistente Social. 
Dentre as inúmeras atribuições do CREAS relacionadas a operacionalização do atendimento, Ricardina  destacou o trabalho que é realizado com as familias, como as visitas  nos domiciíios, cujo objetivo é de perceber o contexto sociofamiliar e comunitário do adolescente, afim de que toda equipe técnica possa desenvolver suas ações de forma contextualizada, tornando eficiente a aplicação das medidas.
O CREAS se dispôs a esclarecer dúvidas a respeito das parcerias e fornecerá aos orgãos do muinicípio  materiais para aprofundaento da temática.
Carlos Jardel

2 Comentários:

Anônimo disse...

É muito importante a divulgação das informações ,para melhoria da sociedade.Rafael,Genesio-alunos do Fco no Eduardo Normândia.

Fernando Veras disse...

Como vigiar um adolescente infrator 24 horas? Como vigiar a família do adolescente ou criança com problemas sérios? Não é uma tarefa fácil. Basta ver o enorme número de adolescentes viciados cometendo todo tipo de infração na certeza absoluta de nada vai acontecer. Alguns irremediavelmente perdidos. Não é uma tarefa fácil. De qualquer maneira, parabéns pelo incansável trabalho da Dra. Ricardina e a equipe do CREAS. Se, de dez infratores se salvar um, já é lucro pra sociedade.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo