quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sofrimento nos últimos momentos do Secretário Júnior

O Secretário de Educação, José Augusto de Carvalho Júnior, faleceu na manhã de hoje, às 8h45 no Hospital do Coração, em Sobral.
Segundo relato de familiares, Professor Júnior viajou à Sobral por volta de meia noite de ontem, dia 13, seguindo direto para o Hospital do Coração, mas não pode ser atendido. De lá, se dirigiu para a Santa Casa de Misericórdia onde recebeu atendimento médico, mas por falta de leito, passou a madrugada em uma cadeira de rodas.
Hoje pela manhã, foi encaminhado ao Hospital do Coração. Porém, muito debilitado, com fortes dores e falta de ar, não suportou e faleceu às 8h45.
Atendendo ao desejo do Secretário Júnior, o velório será realizado na Assembleia de Deus – Templo Central (situado à Rua Santos Dumont, próximo à academia Personal). O corpo do Professor Júnior será transportado de Sobral à Camocim, com saída prevista para as 16h.
Amanhã, o caixão seguirá para o Galpão da Prefeitura Municipal de Camocim, onde também será realizado o velório antes de seguir para Jericoacoara, cidade natal do Professor Júnior, onde o corpo será sepultado.

15 Comentários:

Francis Dalva disse...

É triste constatar que sempre que se precisa de um hospital público, eles nunca ou quase nunca servem porque estão sempre lotados ou sem médicos. Não falo nem de Camocim, que atende precariamente. Falo de Sobral, o paraíso do Cid. Passar a madrugada numa cadeira de rodas? Cadê a Policlinica? Quantos camocinenses ainda morrerão por falta de atendimento médico adequado, de uma emergência equipada? Uma vergonha! Camocim, com 60.000 habitantes não tem um hospital decente.
Coitado do amigo Jr. Poderia ter tido um destino mais justo sem esse sofrimento humilhante. Deus se lembre da alma dele.

Emerson Rocha disse...

Não entendo porque ele não foi atendido de imediato no Hospital do Coração.Negligência ?

Anônimo disse...

Falamos de assassinos,quem são eles? mas quantos não existem que negligenciam atendimentos médicos que poderiam salvar vidas? Pessoas que são tratadas com descaso e uma vida perdida não volta.Chorei de tristeza e indignação.O seu sofrer encontrou consolo em Deus.

Arlis disse...

“Nos Vales tenebrosos vou cruzar.
As noites por mais escuras que elas forem vou vencer
Sob teu olhar Divino Pai, em teu secreto pavilhão, vou me esconder.
A dor por mais intensa, que ela for não pode para sempre me assustar, sob teu paternal, regaço, abrigo sempre certo eu vou achar.
As lagrimas, em risos transformadas, a dor em gozo e paz se desfará, a tua companhia na jornada, bastante para mim ela será
Já vejo surgir à eterna Aurora, do Reino do meu Deus vou desfrutar, passou a dor, passaram os males, o canto eterno ao Rei cantar.”
ESSA É UMA OBRA DO NOSSO ETERNO AUGUSTO JÚNIOR, ELE EM UM MOMENTO DIFICIL COMPÓS A LETRA DESDA MÚSICA ORA INTERPRETADA PELO NOSSO GRANDE AMIGO EDINEI RIBEIRO, RECENTEMENTE LANDADA EM SEU CD AMIGO ENCONTREI.
NA VERDADE MEUS AMIGOS, O JÚNIOR FALA NESTA LETRA QUE JÁ VÊR SURGIR A ETERNA AURORA E DO REINO DE NOSSO DEUS IRÁ DESFRUTAR. PASSARAM AS DORES, PASSARAM OS MOMENTOS RUINS, OS PROBLEMAS E AGORA COMO ELE MESMO FALA EM SUA LETRA, O CANTO ETERNO IRÁ CANTAR AO SENHOR DEUS. E ASSIM SE CUMPRE SUAS PALAVRAS, SE CUMPRE SUA PROFECIA.
PERDI UM PRIMO, IRMÃO, AMIGO, COMPANHEIRO, PERDI UM ETERNO PADRINHO. ESCREVO MEUS AMIGOS, ESSAS SINGELAS PAVRAS COM LÁGRIMAS DESCENDO EM MEU ROSTO, PORQUE HOJE, DESCOBRI A DOR QUE SENTE UM ORFÃO.
AUGUSTO JÚNIOR, HOMEM SIMPLES, VEIO DE FAMÍLIA HUMILDE, PORÉM DIGNA. SAIU AINDA MUITO JOVEM DO VILAREJO DE JERÍCOACOARA, AINDA NAQUELE TEMPO CONHECIDO COMO SERROTE. MAS JÚNIOR, SEMPRE DISPOSTO VEIO PARA CAMOCIM COM O PROPÓSITO DE ESTUDAR E VENCER. NUNCA ESCONDEU SUA HUMILDE HISTÓRIA DE NINGUÉM, SEMPRE FALAVA COM MUITO ORGULHA, QUE VEIO DE FAMÍLIA HUMILDE DE JERICOACOA, PROCURANDO ABRIGO AS CASAS DE AMIGOS, PARENTE, SEMPRE LUTANDO SEMPRE HUMILHADO, MALTRATADO, PASSANDO FOME. MUITAS VEZES MENDIGANDO PEDAÇO DE PÃO. MAS CONSEGUIU CONCLUIR SEU ENSINO MÉDIO SOB PAU E PEDRA. RECEBERA A OPORTUNIDADE DE SER DIRETOR GERAL DA ESCOLA GENERAL CAMPOS EM CAMOCIM, ALÍ FOI UM DESAFIO, MAS SEMPRE COM FÉ E TEMENTE A DEUS, CONSEGUIR REALIZAR O MAIS BELO TRABALHO JÁ VISTO NA HISTÓRIA DAQUELE COLÉGIO. FOI MAIS ALÉM, CONSEGUI REALIZAR MAIS UM SONHO, CONSEGUIU INGRESSAR-SE E CONCLUIR UMA UNIVERSIDADE. GANHOU UMA BICLICLETA DE UM AMIGO, UMA BICLICLETA VELHA, MAS A MESMA O CONDUZIA ÀS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS, ONDE MAIS TARDE CONSEGUIU COMPRAR UMA MOTOCICLETA USADA. MAIS ADIANTE CONSEGUE COMPRAR UM CARRO. ANOS DEPOIS CHEGA A DIRETOR DA CRED 4, ONDE CONDUZIU TÃO BEM POR DOIS ANOS. VEIO OS MOMENTOS DIFICEIS NOVAMENTE, MAS JÚNIOR JÁ TINHA UMA BASE E NO ANO DE 2007 FOI CONVIDADO PELO PREFEITO CHICO VAULINO, PARA OCUPAR O CARGO MAIS ALTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CAMOCIM, ONDE TENTOU RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS COM SUA PRÓPRIA VIDA. NÃO SATISFEITO, RESOLVEU FAZER MESTRADO EM ASSUNCIÓN – PARAGUAI. E JÁ COM VIAJEM PROGRAMADA PARA RETORNAR AQUELE PAÍS EM JULHO DESTE ANO PARA INICIAR SEU DOUTORADO. MAS, TEMOS UM PLANO E DEUS TEM OUTRO. CLARO, COM CERTEZA OS PLANOS DE DEUS SEMPRE SÃO MELHORES DOQUE OS NOSSOS, PORQUE NÃO SABEMOS, MAS ELE SIM SABE O QUE FAZ. DEUS ACHOU MELHOR LEVAR AUGUSTO JÚNIOR PARA SEU LADO, PORQUE SUA MISSÃO AQUI JÁ HAVIA TERMINADO. EU TIVE A HONRA DE RECEBER UM TELEFONEMA SEU NA NOITE DE QUARTA FEIRA PEDINDO QUE EU FOSSE A SUA CASA EXATAMENTE ÁS 22:30, PORQUE PRECISAVA DE AJUDA E FUI CORRENDO EM SEU ENCONTRO E LÁ ESTIVE COM ELE ATÉ O INICIO DA MADRUGADA DO DIA 14 DE ABRIL, ONDE ELE PARTI PARA A CIDADE DE SOBRAL ENFERMO E FEZ QUESTÃO DE SE DESPEDIR DE MIM.
HOJE MEU PRIMO, SINTO UM VÁZIO DENTRO DE MIM, E CADA LÁGRIMA QUE CAÍ EM MEU ROSTO, SIGNIFICA A PUREZA DE SUA LUTA PELO BEM DE NOSSAS CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
SERÁS SEMPRE ETERNO EM MEU CORAÇÃO.
Arlis Barros

Anônimo disse...

Até aqui concordo em tudo o que já foi falado sobre o nobre Secretário, eu particularmente, sou um profundo admirador do mesmo, linda história a sua, reconheço todo o seu esforço para chegar onde chegou, um homem humilde, que estudou bastante, chegando a ser Secretário de Educação do nosso município. Mas não posso ser hipócrita, e ser mais um daqueles que contribuem e fortalecem a máxima “porque morreu, era um bom homem”, reconheço, era um bom homem! Nosso nobre secretário, foi amigo, solidário, mas infelizmente nos últimos anos ninguém mais o reconhecia, desde que assumiu esse posto, muitos amigos ele perdeu, ocasionado pelo fato das pessoas pensar politicamente contrário. Júnior, que Deus o tenha e perdoe seus pecados, surpreendeu há muita gente, mudou bastante. Depois que o prefeito Chico Vaulino lhe nomeou secretário, e o mesmo tomava as dores do prefeito, o secretário esqueceu de todos aqueles que lhe ajudaram a chegar onde chegou, sabemos de sua competência, mas também sabemos que foram várias as oportunidades que seus amigos e aliados políticos na época lhe deram, como exemplo cito a direção da EEF Gal. Campos, onde o mesmo, pelo seu trabalho ganhou prêmio internacional. O secretário zangou-se com muita gente, humilhou muitas pessoas, maltratou várias senhoras (algumas com idade de mais de 55 anos) com as tais transferências, pois muitas delas saíam aos prantos, chorando da SME. Assim, concluo, afirmando que reconheço a importância do mesmo para a educação de Camocim, mas fiquei bastante entristecido, assim como muitos que eram seu amigo, pois desde 2008, ano em que assumiu o cargo, o secretário não era o mesmo.

Att.

Alberto, por favor não censure meu comentário, pois estou sendo realista, não estou falando nada que não seja verdade.

Eu no Divã disse...

### MEU ÚLTIMO POEMA ###

De qualquer modo, assim queria que fosse meu último poema.
Com palavras que exprimissem o sabor das frutas
Com o perfume singelo das rosas trazido pelo vento
Com o gosto doce do mel produzido pelas abelhas.

Que tivesse a beleza das nuvens quase sem formas
Que fosse intenso como o choro sem lágrimas, sem soluços, sem rancor, sem dor...
Que evidenciasse toda a verdade das mentiras existentes
Que manifestasse a pureza do sorriso de uma criança
Que revelasse os segredos mais íntimos do coração humano
Que reproduzisse o brilho de um diamante lapidado à mão.


De qualquer modo, assim queria que fosse meu último poema.
Com imperfeições quase perfeitas
Com o paladar salgado do mar através de uma gota
Como o capricho formoso de uma virgem.

Que possuísse o desejo imenso de amar
Que explicasse o resultado de todos os cálculos matemáticos
Que fosse meigo e que expressasse palavras gentis, simples e menos racionais
Que apresentasse todo o amor de Deus pelo homem
Que tivesse a beleza do pôr-do-sol quase sem cor
Que demonstrasse a paixão dos que se matam sem razão.

De qualquer modo, assim queria que fosse meu último poema...

(Baseado em “O último poema” de Manuel Bandeira)

Por Eudivan Teixeira

DEDICADADO AO MEU AMIGO-IRMÃO, Augusto Júnior. “MEU ÚLTIMO POEMA”

(http://eunodiva2009.blogspot.com)

Anônimo disse...

Surge uma luz no fim do túnel,não seria Mário Roberto a pessoa adequada prá ser o novo secretário de educação?

Anônimo disse...

Acredito que o nome do Mário Roberto no momento é um bom nome. É inteligente, carismatico,ponderador tem boa aceitação politica nos dois lados e também é um homem de fé, ligado a Igreja Catolica. Com uma boa equipe ele vai longe.

Anônimo disse...

se eu tivesse que escolher,escolheria o Professor Eudivan. A gestao dele na escola Alba Maria foi excelente. a escola ja tava ate ganhando muitos premios. e outro bom nome!!

Anônimo disse...

Acho que dentro da Secretaria de Educação tem pessoas tão capazes quanto o Junior para assumir o cargo, pessoas que estão ligada s diretamente na luta de melhoria da educação e acho que para ocupar este cargo a pessoa mais indicada lá dentro é o Fábio Sipaúba, rapaz inteligente, simpático e que trata as pessoas com respeito e educação.

Anônimo disse...

O prefeito deve pensar muito bem em quem ele deverá colocar no lugar do Júnior, os funcionáros em geral, professores, etc, estavam cansados de tanta perseguiçao(tanto da oposição como do lado do prefeito)grosseria e ignorância, não é pq o secretário morreu que virou uma pessoa boa, era competente sim, mas muito grosseiro no trato com as pessoas, tantas pessoas que perderam seus concursos e empregos por sua culpa,tantas pessoas foram perseguidas, só por causa de rixa pessoal, mas quem somos nós para julgar, isso fica para Deus, Ele saberá o melhor lugar para ele, por isso que acho o Prefeito deverá indicar uma pessoa que pelo menos saiba lidar com pessoas, sem humilhação e sem perseguição.

Anônimo disse...

Qualquer um dessas pessoas citadas fariam um grande trabalho, até pq, faltam menos de 02 anos. VAI PASSAR RÁPIDINHO.

Anônimo disse...

Bom... vão ficar nesse joga-joga!! nós eleitores podemos até ficar especulando. Sabemos que os 3 nomes citados, são 3 excelentes nomes, cada um com sua individualidade e qualidades, ao que se refere a parte humana os 3 são maravilhosos, diferente do Jr. São equilibrados e inteligentes. São perfeitamente capazes de não substituir o Jr, mas capazes de superá-lo. Uma coisa é certa, a palavra final é do Prefeito Municipal. E olha que podemos até nos surpreender com o nome que virá... A gente fica nessa especulação, vai lá que seja alguem que não tem nada haver com a educação? Mas espero que o Prefeito seja sábio, e escute a voz de Deus!!! (Antônio)

Anônimo disse...

SUGIRO QUE O PROXIMO SEJA REALMENTE DE FATO O FABIO POIS ELE CONHECE O ANDAR DA CARRUAGEM MELHOR QUE NINGUEM. CLARO QUE MARIO ROBERTO SERIA UMA OTIMA ESCOLHA.

Anônimo disse...

LOGO APÓS A MORTE A HIPOCRISIA SEMPRE REINA NÉ!!! MEU PRIMO MAL DESCANSOU E AS PESSOAS QUE SEMPRE QUERIAM SEU CARGO JÁ BRIGAM ENTRE SI... NUNCA TERÁ UM JR NOVAMENTE EM CAMOCIM LEVANTEM A MÃO PARA O CÉU AGRADESCAM TIRANDO OS MENINOS QUE TRABALHANVAM COM ELE LÁ NA SECRETARIA E O PESSOAL BOM O RESTO SÃO TODOS COBRAS E VIBORAS E NÃO VIAM A HORA DESSA OPORTUNIDADE... ABRAÇO FABIO VC É A PESSOA CERTA PRA O CARGO DO MEU PRIMO,ARLIS,MARCIO FROTA E TODOS QUE APOIARAMA FAMILIA...FIQUEM COM DEUS E QUE ELE OS PROTEJAM SEMPRE...OSS- OBRIGADO ESPECIAL AO PREFEITO E A PRIMEIRA DAMAM PELO SUPORTE E POR TUDO QUE FIZERAM E FAZEM PELO JR. QUE O SENHOR OS MANTENHAM ASSIM HUMILDES E SABIOS E QUE O SENHOR DEUS OS PROTEJAM SEMPRE!!!!

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo