terça-feira, 31 de maio de 2011

Coordenação de Endemias e Zoonoses apresenta números do combate à Dengue

Centro, Brasília, Cruzeiro, São Pedro, Olinda, Praia e Jardim das Oliveiras, segundo a Coordenação de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, foram os bairros que apresentaram maior número de infestação predial do mosquito da dengue, durante os três primeiros ciclos de visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Endemias.
Até o momento, o sistema local de saúde notificou 413 casos suspeitos de Dengue, sendo que 20 já foram confirmados laboratorialmente (15 na zona urbana e 5 na zona rural). Segundo a investigação epidemiológica da Coordenação de Endemias, as pessoas da zona rural vitimadas pela dengue foram picadas pelo mosquito Aedes Aegypti na zona urbana de Camocim ou em cidades vizinhas.
O índice de infestação predial (IIP%) de Camocim não ultrapassou a marca de 1,5% no período mais chuvoso, evitando uma transmissão mais intensa do vírus da Dengue. No 1º ciclo de visita domiciliar o IIP% foi de 1,31%. No 2º ciclo subiu para 1,41% e está encerrando o 3º ciclo com um índice em torno de 0,7%. “Estes resultados colocam o nosso programa de controle da Dengue em um patamar bem acima da maioria dos municípios cearenses, e de outras unidades da federação, e é fruto de um trabalho planejado, bem executado, supervisionado, árduo, persistente e inovador. Toda a equipe de Endemias e Zoonoses de Camocim está de parabéns, bem como a Secretária de Saúde e o Prefeito Municipal que não mediram esforços para suprir as necessidades operacionais da coordenação”, comenta Dr. Osvaldo Pereira, Veterinário e Coordenador do Departamento de Endemias e Zoonoses.
O programa de controle da Dengue desenvolvido pelos Agentes de Endemias de Camocim funciona durante todo o ano, com ações de bloqueios de casos suspeitos, mapeamento dos focos, monitoramento semanal de todos os focos e dos imóveis circunvizinhos, monitoramento semanal de pontos estratégicos e recolhimento semanal de pneus. A Coordenação de Endemias realiza ainda a sensibilização da comunidade através da entrega de uma carta alerta aos donos de imóveis positivos, produzida em parceria com o Ministério Público, através do Promotor Dr. Hugo, e a realização de mutirão de limpeza em períodos mais críticos de infestação predial, em parceria com o TG.
“O período mais crítico já está terminando e conforme havíamos comentado no final de 2010, a nossa estrutura operacional e o nosso programa, implantado a pouco mais de 3 anos, nos possibilitaria passar por este período crítico sem epidemias. E que o risco existia, mas era pequeno, ao contrário do que a mídia estadual e federal tinha previsto em suas análises. Sabemos que é difícil erradicar o mosquito da Dengue, mas já provamos que mantê-lo sobre controle é possível, afinal, nunca na história desse município tivemos 4 anos consecutivos com o IIP% do Aedes Aegypti sobre controle e o que é melhor, sem epidemias de Dengue”, explica Dr. Osvaldo Pereira.

Ludovica Duarte, com informações da Coordenação de Endemias e Zoonoses.
Foto: Denilson Siqueira

1 Comentário:

Anônimo disse...

se a populacao tivesse conhecimento da real condicao de trabalho dos agentes.os chamariam de herois.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo