Agentes de Endemias na sessão |
O Projeto proposto pelo Vereador Sidney Brito, o Bolinha, e idealizado pelo Coordenador de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Pereira, presta homenagem aos profissionais do SUS – Sistema Único de Saúde, que têm contribuído para a saúde pública de Camocim, através de constantes trabalhos de prevenção e controle de endemias e zoonoses.
“Camocim é um município historicamente endêmico para Dengue, Leishmanioses, Doença de Chagas e Raiva. No entanto, nos últimos quatro anos, os programas de vigilância e controle dessas doenças no município tem se destacado no cenário estadual, consequência de planos mais consistentes e contínuos, bem planejados, bem gerenciados, bem executados e, sobretudo, bem avaliados. Programas dinâmicos e flexíveis que se adéquam as necessidades locais conforme tempo e lugar”, disse Dr. Osvaldo.
Entre as diversas campanhas e serviços realizados pelos agentes de endemias, a ações de controle da Dengue merecem destaque por seus resultados positivos. “Nos últimos 20 anos sempre tivemos epidemias de Dengue em vários anos consecutivos. A maior delas foi em 2007, com mais de 450 casos confirmados. Após este ano, o intenso trabalho de controle vetorial do Aedes aegypti, baseado em ideias inovadoras e padronizadas, fez a incidência da Dengue diminuir de forma extraordinária com 27 casos em 2008, 7 casos em 2009, 6 em 2010, e em 2011, até o momento, 23 casos de Dengue”, explica o Coordenador.
Ludovica Duarte
Fonte e foto: Coordenação de Endemias e Zoonoses
2 Comentários:
Podiam reconhecer esse importante trabalho com salários e melhores condições de trabalho. Instituir um dia já é um bom começo. Valeu Cab, Balinha, Jaques, Gerson, Aristides, Stênio, Cabeça, Herivelton e toda essa galera das endemias. Parabéns pela homenagem.
Os Agentes de Endemias de Camocim desenvolvem um trabalho sério na prevenção e combate ao mosquito da Dengue entre outros transmissores de doença. Graças a essa dedicação e profissionalismo, em nosso município os índices de infestação do mosquito aedes aegypt estão entre os mais baixos do Estado. Parabéns a todos esses funcionários altamente profissionais pelo excelente trabalho.
Postar um comentário