No próximo mês, entre 2 de julho e 6 de agosto, a Coordenação de Endemias e Zoonoses realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica, sendo o dia 02 de julho, o Dia “D” da Campanha. De acordo com o último censo de cães e gatos realizado no 2º semestre de 2010, que identificou 11.000 cães e 6.000 gatos em Camocim, deverão ser vacinados no mínimo 95% de cobertura da população desses animais, que tenham 2 messes ou mais de vida.
Segundo o Coordenador de Endemias e Zoonoses, Dr. Osvaldo Pereira, é importante que os donos de cães e gatos vacinem seus animais de estimação, pois a vacinação desses animais está atrasada, visto que não houve campanha em 2010 por determinação do Ministério da Saúde. “Após a 1º dose, os primo vacinados deverão procurar a sala de vacina após 60 dias para dar o reforço”, explica Dr. Osvaldo.
Na última campanha, em 2009, foram disponibilizadas 38 equipes em 28 postos de vacinação. Durante a Campanha desse ano, a Secretaria de Saúde disponibilizará um maior número de equipes de vacinadores na sede e na zona rural.
Combate à transmissão de raiva
A raiva é uma zoonose fatal e representa um grande desafio para a sociedade moderna. Para impedir que pessoas morram por contrair raiva, principalmente de cães e gatos, a rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente vacinas para esses animais, que devem ser vacinados anualmente.
Existe ainda o risco de transmissão de raiva através de animais silvestres (saguis, raposas, marsupiais, morcegos). Por ser um ciclo diferenciado e sem vigilância esses tipo de transmissão deve ser evitado, desta forma a comunidade deve evitar o convívio com qualquer mamífero silvestre e caso venha a ser agredido por qualquer animal (silvestre ou doméstico), deve lavar o ferimento imediatamente com a água e sabão e procurar em seguida o atendimento médico para realizar o tratamento profilático.
A comunidade também deve comunicar ao setor de zoonoses qualquer atitude suspeita em animais de criação ou companhia. Os principais sintomas da raiva animal são: mudança de comportamento (o animal procura se esconder em locais escuros e calmos), agressividade, paralisias motoras, salivação abundante, apetite pervertido, desorientação, coma e morte.
Mais informações no site Endemias e Zoonoses de Camocim: www.endemiasezoonoses.blogspot.com
Ludovica Duarte
Comentários:
Postar um comentário