quarta-feira, 15 de junho de 2011

I Conferência Municipal dos Direitos do Idoso propõe discussões para efetivação das políticas públicas


No dia em que o mundo discute questões relacionadas ao combate à violência contra jovens da terceira idade, Camocim realiza a I Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, utilizando como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no âmbito municipal”. O encontro realizado hoje, durante todo o dia, reuniu representações do poder público e sociedade civil, com uma grande participação de idosos usuários dos Centros de Referência da Assistência Social e do Centro de Convivência do Idoso.
A realização da Conferência tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população camocinense, em especial os idosos, para a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade e fortalecer o compromisso dos diversos setores da sociedade e do poder público com o atendimento, a defesa e a garantia dos direitos da pessoa idosa, indicando prioridades de atuação para as três esferas de governo.
Através de palestras, os participantes da Conferência avaliaram questões relacionadas aos avanços e desafios das políticas públicas para o idoso, debatendo sobre a temática principal da Conferência, apresentada pela Assistente Social, Fátima Lêda, e os temas “Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais”, ministrado pelo Defensor Público, Dr. Edimar Lopes; “Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação dos seus Direitos”, ministrado por Ricardina Oliveira, Assistente Social; “Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, Participar, Estar ao Alcance, Comprometer-se com a Defesa dos Direitos dos Idosos”, apresentado pela Assistente Social, Mary Ruth; e “Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estado, Distrito Federal e Municípios: Conhecer para Exigir, Exigir para Incluir; Fiscalizar”, ministrado por Priscila Alves.
Após as discussões em grupo, a plenária realizou a aprovação das propostas e a eleição dos delegados para a participarem da III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso. “Estamos dando mais um salto com relação as políticas públicas voltadas para os idosos, buscando melhorias para a qualidade de vida deles, sensibilizando-os para o conhecimento de seus direitos, que muitas vezes começa a ser violado dentro de casa”, disse Rosa Helena Fontenelle, Secretária da Assistência Social.

Direito à Cultura, Esporte e Lazer
Em respeito ao Estatuto do Idoso, os jovens da terceira idade deram exemplos da efetivação de seus direitos com a apresentação do grupo de Tai-Chi-Chuan do Centro de Convivência do Idoso, durante a abertura da Conferência; e o tradicional forró pé de serra durante o almoço, com um improvisado concurso para a escolha do melhor forrozeiro, premiando do 1º ao 3º lugar.

Ludovica Duarte

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

"Propor sugestões" já é um excelente começo. É preciso que o poder público faça também a parte prática disso tudo. Em Camocim, praticamente não existem rampas ou corrimões na maioria dos prédios públicos incluindo escolas. Velhos só saem de casa de carro porque inexistem calçadas e as que existem são pequenas, cheias de obstáculos ou sem pavimento. Uma pessoa de idade, mesmo com saude, não consegue acessar a chamada Casa do Povo, porque nem um corrimão colocaram até hoje. Soube que a amiga Iracilda vereadora está agilizando isso.
Enfim, falta acessibilidade aos idosos e deficientes da cidade. Vamos oferecer forró, esporte, passeios, mas vamos oferecer também condições mínimas de acessibilidade aos idosos e pessoas com problemas de locomoçao. As leis já existem.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo