A Secretaria Municipal de Saúde reuniu ontem enfermeiros, médicos e odontólogos que trabalham no município em uma capacitação que enfatizou o diagnóstico e tratamento da tuberculose pulmonar, doença contagiosa causada pela bactéria Bacilo de Koch e que é transmitida por via aérea.
A médica Eliane Montezuma, quem conduziu a capacitação, mostrou por meio de slides quais os sintomas da tuberculose e orientou os profissionais a diagnosticar e encaminhar casos suspeitos para o exame de baciloscopia que será feito no Laboratório Municipal de Análise Clínicas – LAMAC.
Os sintomas mais comuns da doença são tosse por mais de 15 dias, expectoração, febre no período da tarde e perda de peso. Os exames, medicação e acompanhamento do doente durante o tratamento são gratuitos e quem apresentar esses sintomas pode procurar a unidade de saúde mais próxima de seu bairro para consulta médica.
Foto: A capacitação reuniu profissionais de saúde que devem intensificar a busca de caso de tuberculose no município.
Denilson Siqueira
2 Comentários:
Grande abraço Dra. Eliane! Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho em prol da saúde dos camocinenses. A Tuberculose é uma doença curável - desde que o paciente faça o tratamento correto - e sendo diagnosticada no início facilita ainda mais a cura.
camocim está de parabéns por ter pessoas tão capacitadas como Dra Eliane para cuidar melhor das pessoas do nosso município.
Postar um comentário