sexta-feira, 1 de julho de 2011

SUS é tema central da 5ª Conferência Municipal de Saúde


Delegados, participantes e convidados da 5ª Conferência da Saúde
Durante todo o dia de hoje, autoridades municipais, profissionais de saúde e usuários discutiram a estrutura do SUS em Camocim e elaboraram propostas de melhoria nos serviços nacionais no âmbito regional, estadual e nacional, tendo como base as problemáticas locais. As discussões aconteceram durante a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema ''Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro''.
''O tema central desta Conferência nos remete a observar os avanços alcançar ao longo dos últimos 20 anos do Sistema de Saúde e identificar todos os desafios que ainda temos pela frente, no que diz respeito ao acesso dos usuários aos serviços de saúde com qualidade e equidade, em relação a participação efetiva da comunidade na elaboração das políticas públicas de saúde e também na relação a um dos maiores desafios que é garantir a saúde de forma universal, integral e com qualidade com recursos financeiros limitados, e com profissionais de saúde que precisam de capacitação permanente e de todos os outros desafios do dia-a-dia'', disse a Secretária de Saúde, Iracema Araújo.
Dando subsídios as discussões, o Sr. Anastácio Dourado Félix, do Conselho Estadual de Saúde e Coordenador Nacional dos Conselhos Municipais de Saúde do Ceará, ministrou a Conferência Magna sobre ‘’Controle Social’’. Em seguida, Dra. Alessandra Albuquerque, auditora da Secretaria Municipal de Saúde apresentou o painel temático sobre o ''Acesso e acolhimento com qualidade e gestão do SUS''.
Após as discussões sobre os avanços e desafios em três eixos: ''Para a Garantia do Acesso e Acolhimento aos Serviços de Saúde''; ''Da Participação da Comunidade''; e ''Para a Gestão Pública do SUS'', cada grupo apresentou 10 propostas, no total de 30 que serão encaminhadas à 6ª Conferência Estadual de Saúde.
Entre os delegados presentes foram eleitos para a representarem Camocim na Conferência Estadual: João Batista da Mota, da Pastoral da Criança; Marcos Paulo, da Associação de Moradores do Maceió; Ribamar Xavier, da Igreja Batista Vida Nova; e Sarah Kevely, da ASTTRAC, representando os usuários da saúde. Entre os profissionais de saúde foram eleitos como delegados Graça Cardeal e Salete Galvão da Secretaria de Saúde. E representando o Gestor/Prestador foram eleitas como delegadas Rita Rodrigues, Coordenadora do CAPS AD e Myrna Fonseca, Coordenadora do CAPS – Centro de Assistência Psicossocial. Os presentes elegeram ainda os suplentes: Vanuza Teixeira, Agente de Saúde, Ernestina Cavalcante, Terapeuta Ocupacional, Paulo Silveira e Ângela Veras, pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 
Ludovica Duarte
Fotos: Francilúcio Oliveira

Anastácio Félix falou sobre Controle Social

Dra. Alessandra apresentou dados do SUS


Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo