terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeito Chico Vaulino elogia o engajamento da Assembléia Legislativa contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

"É bom ver que os deputados estão saindo de seus gabinetes para dar um grito de alerta ao povo cearense", disse Chico Vaulino. Foto: Denilson Siqueira
A Campanha "Quem Cala, consente - Violência sexual contra criança e adolescente é crime" quer formar multiplicadores e criar uma mobilização permanente da sociedade cearense em defesa dos jovens. "Vamos mobilizar gestores, pais, conselheiros tutelares, educadores e estudantes para formatar um plano estratégico de combate à violência sexual", ressaltou a presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembléia, deputada Bethrose (PRP).
A parlamentar falou na abertura do Terceiro Seminário da Campanha Quem Cala Consente, realizado na manhã desta terça-feira (12/08), no salão de eventos da prefeitura de Camocim, no litoral oeste do Ceará. Bethrose informou que a Campanha tem como meta criar uma rede de proteção para crianças e adolescentes e vai realizar, até junho de 2012, seminários nas cidades sede das Coordenações Regionais de Educação (Credes). Após cada seminário, são criados grupos de trabalho para analisar o funcionamento dos órgãos de proteção e formular ações, de acordo com a realidade de cada região.
A escritora Helena Damasceno, palestrante do Seminário, falou sobre as sequelas psicológicas de crianças que sofreram violência sexual e defendeu a ampliação de serviços de acompanhamento multidisciplinar às vítimas. Segundo destacou, a maioria dos casos acontece dentro de casa. "É uma violência silenciosa e os agressores. Em geral, são pessoas e próximas da vítima, o que torna ainda mais difícil a denúncia", afirmou Helena
O prefeito de Camocim, Chico Vaulino, classificou a violência sexual contra crianças e adolescentes como um grande problema da sociedade brasileira e elogiou o engajamento da Assembléia nesta causa. "É bom ver que os deputados estão saindo de seus gabinetes para dar um grito de alerta ao povo cearense e mostrar que esta é uma luta não só do poder público, mas de toda a sociedade. É fundamental informar a juventude", ressaltou.
O secretário de Educação de Camocim, Fábio Silva, também elogiou a iniciativa da Assembléia. Ele ressaltou que é preciso lutar para que os jovens brasileiros tenham oportunidades de melhorar suas vidas. "Precisamos erradicar essa chaga que é a exploração sexual", afirmou.
A coordenadora da 4ª Crede, Elvira Veras, destacou a importância de criar e ampliar ações, que possam prevenir a violência sexual contra criança e adolescente. Ela também enfatizou o papel do professor, dos alunos e da comunidade escolar no combate à violência Sexual contra crianças e adolescentes.
Também participaram do seminário vereadores, secretários, conselheiros tutelares de Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja e outros municípios do litoral oeste do Estado; além de professores estudantes da Região, que, ao final dos debates, formaram grupos de trabalho para formular ações preventivas e de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Informações: Agência de notícias da Assembléia Legislativa.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Muito elogio, muita conversa e discursos convincentes.
Na prática, os adolescentes menores continuam na noite fazendo "de um tudo" e nada acontece. Só as mocinhas engravidando... E os acidentes de motos e carros com menores bêbados ao volante. Tomara que essa campanha prospere.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo