terça-feira, 23 de agosto de 2011

Terminal de Pesca de Camocim voltará a funcionar até o final do ano

O Terminal de Pesca de Camocim, que já foi inaugurado e está parado, vai funcionar com força total até o final do ano. A previsão é do assessor da Superintendência Estadual da Pesca, Paulo Lira, acrescentando que todas as providências já estão sendo tomadas para início dos trabalhos. “As coisas estão caminhando e avançando na esfera estadual e federal, dando para se ter certeza de que o equipamento vai funcionar o mais breve possível”, arrisca.
Afirma que o Terminal vai produzir 50 toneladas de gelo em escama por dia e isso vai dar um apoio à conservação do pescado para fins de comercialização, principalmente, do produto artesanal que antes tinha, por falta do gelo, que logo ser passado adiante. O Terminal, segundo ele, tem condição de incluir na cadeia produtiva normal da pesca o aproveitamento da sardinha, que é o terceiro produto mais pescado no Ceará.
O Terminal de Camocim vai trabalhar com cerca de 30 toneladas de pescado por dia, num apoio principalmente à pesca artesanal. Será dirigido por uma equipe formada de técnicos da Conab e do Ministério da Pesca. Paulo Lira Lembra que já houve reunião nesse sentido entre as duas entidades, e que viajou a Brasília colher subsídios.
Sardinha e lagosta
Ele prevê que, este ano, a pesca de sardinha será muito grande na região de Camocim e se o Terminal já estivesse funcionando daria todo apoio de conservação e comercialização para que o produto rendesse o mais que fosse possível para os pescadores artesanais.
Informa que o projeto de implantação da pesca da lagosta viva já está em execução e rendendo bons dividendos. Essa inovação, segundo explicou, foi um esforço do Ministério da Pesca que percebeu que o produto chegando à terra vivo terá mais qualidade e, por isso, mais preço na comercialização. “Essa inovação na área da lagosta já está em prática, no Ceará, e rendendo muito mais para os setores envolvidos”, destaca.

2 Comentários:

Francis Dalva disse...

Vou salvar essa matéria para cobrar depois.
Realmente, não faz nenhum sentido um terminal pesqueiro numa cidade onde a pesca ainda é o principal item da economia, não funcionar. Só pode haver interesses fortíssimos envolvidos para que esse novo terminal fique tanto tempo parado. Ou então é incompetência da "burrocracia" do Governo mesmo.
Aproveite, meu prefeito e toque esse Matadouro pra frente nem que seja pra matar preás... Aquilo ali sem funcionar, politicamente é um desastre eleitoral.

Chá de Burro disse...

Voltará a funcionar? E quando foi que funcionou? Estou aqui há mais de dez anos e nunca vi um peixe entrar ou sair daquele caríssimo
(15 milhões de reais) terminal.
Chega de enrolação! Chega de enganar o povo!

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo