domingo, 1 de abril de 2012

Secretaria de Saúde, através do CARA, regulariza consultas no Hospital Deputado Murilo Aguiar

   "OS ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CONTINUARÃO SENDO REALIZADOS NORMALMENTE PELO REFERIDO HOSPITAL SEM PREJUÍZO PARA A POPULAÇÃO, INCLUSIVE NO PERÍODO NOTURNO, FINAIS DE SEMANA E FERIADOS"
A Secretaria Municipal de Saúde de Camocim tem o compromisso e o dever de garantir a população o acesso aos serviços de saúde conforme a necessidade existente, e para efetivar este direito a Coordenação de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria a partir de Abril/2012 estará regulando/autorização prévia através de agendamento no CARA todas as consultas eletivas ( que não são urgências) especializadas ( Cirurgia Geral, Trauma-Ortopedia, Obstetrícia e Pediatria) realizadas no Hospital Murilo Aguiar. Os atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo realizados normalmente pelo referido Hospital sem prejuízo para a população, inclusive no período noturno, finais de semana e feriados.
Essa medida vem a ser adotada em virtude do processo de descentralização dos serviços de saúde e organização da regulação municipal, previsto na Portaria do Ministério da Saúde Nº 1559 de Agosto de 2008 ,AQUI, que institui a política Nacional de Regulação do SUS. O município está organizando todo o processo de regulação do acesso aos serviços especializados e que já vem sendo cumprido no Hospital Murilo Aguiar e em outras unidades que prestam serviços ao município através do SUS para exames especializados tais como Raio-X e Ultrassonografias. Ressaltamos que no convênio firmado entre a secretaria de saúde e o Hospital Murilo Aguiar especifica em suas clausulas que a regulação dos procedimentos eletivos ambulatoriais e hospitalares ocorrerá através de processo autorizativo como está previsto na Portaria do Ministério da Saúde Nº 3.277 de 22 de dezembro de 2006,AQUI, que dispõe sobre a participação complementar dos serviços privados/filantrópicos ao SUS conforme necessidade da população, e determina no Art. 8º que são clausulas necessárias para a contratação dos serviços que a Instituição deve submeter-se à regulação instituída pelo gestor.
As ações de regulação promovem impacto, modificando efetivamente o modelo de atenção a saúde vigente trazendo para a gestão pública o controle do acesso aos serviços ofertados permitindo maior controle financeiro, assim representando ações que revolucionam o Sistema Único de Saúde. Ao longo dos anos o ministério da saúde vem apresentando aos municípios ações que devem ser realizadas objetivando melhorar o acesso aos serviços de saúde públicos e privados contratados e conveniados para garantia do acesso norteado pela necessidade e não pela influência pessoal, bem como com intuito de evitar na forma definitiva as fraudes na produção dos serviços que além de mascarar as informações e lesar os cofres públicos deixam a população desprovida da atenção realmente necessitada.

Carlos Jardel - com informações da Secretaria de Saúde

7 Comentários:

Anônimo disse...

Viva o nosso prefeito Chico Vaulino!

Anônimo disse...

Fiquei um tanto quanto preocupado com uma coisa: como é que em um hospital que funciona há vários anos o corpo administrativo ainda não sabe diferenciar o que é atendimento eletivo e atendimento de urgência/emergência? E ficam espalhando mentiras, negando atendimento as pessoas na emergência do hospital, enfim usando o povo para descontar a revolta de serem avaliados mais de perto...Porque? Meu Deus quanta crueldade... E é esse tipo de gente que diz pensar no povo...onde, quando? Várias mudanças vem acontecendo na saúde no cenário nacional, porque Camocim teria de ficar de fora? Porque os administradores do Hospital Murilo Aguiar não admitem serem acompanhados na prestação dos serviços? Senhores por mais que cumprir a lei não faça parte de suas convicções, observem que muita coisa está mudando em relação a isso...Respeitem o povo porque o povo não é objeto nem tampouco fantoche que vocês possam estar usando para brincar de fazer saúde só pensando em lucros e dividendos...Que Deus continue olhando pelo povo de Camocim!

Francis Dalva disse...

Infelizmente o Hospital Murilo Aguiar não atende convenientemente nem emergência,nem urgências, nem consultas, nem nada. Mas querem dinheiro pra continuar alimentando uma política que ninguém acredita. Ainda bem que os governos estão acabando com essa farra. Cumprir a Lei não faz parte da administração do hospital que odeia fiscalização. Tomara que o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento - UPP, saiam logo. Aí acaba de vez a humilhação dos camocinenses que só tem aquele espaço e as ambulâncias para Sobral pra tentar escapar.

Anônimo disse...

Na falta de propostas e por não morarem em Camocim, os candidatos de oposição e seus empregados fiéis, se dedicam a arte da denúncia furada. Todo dia surge uma e sempre vindo do mesmo lugar. É por isso que a Justiça não anda. Ocupar juizes e desembargadores com essas denúncias eleitoreiras só diminuem as chance de conseguir alguma coisa por aqui. Quem não deve não teme. Faz parte do jogo sujo eleitoral..

Anônimo disse...

quem se deu muito mal com essa lei foi os funcionários cara de pauuuuu,pois qualquer sitoma de gripe corriam para o hospital para tirar atestado medico para ficar sem trabalhar, parabens pela administração que tambem toma cunhecimeto dos problemas e resolve botar ordem na casa, eles que querem ser certo pois agora precisam tambem fazer a coisa certa.

Anônimo disse...

O terrorismo político continua no matadouro/hospital Murilo Aguiar. Agora eles mandam todos os pacientes necessitando de atendimento de urgência ou não ao CARA. Lá no tal órgão, que já tem a fama de cara de pau, eles ficam brincando com os pacientes e mandando de volta ao Hospital que por sua vez se diverte com a desgraça alheia tentando botar a culpa dessa irresponsabilide no prefeito, pra ver se arranjam uma meia duzia de votos. Cadê o MP que não investiga isso? Marginais da política continuam enganando os bestas, porque o povo mesmo vai car o troco mais uma vez nas urnas.

Anônimo disse...

ñ precisa comentar, só a atitude honesta, moral, do prefeito já diz tudo...
Parabens Prefeito..

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo