Alunos e comunidade escolar saíram pelas ruas de Camocim levantando cartazes que conclamavam a paz mundial durante a tradicional Caminhada da Paz, realizada pela Secretaria de Educação, nesta segunda-feira, dia 1º.
Pela manhã, cada escola partiu de sua sede em caminhadas ou carreatas apresentando as atividades desenvolvidas em sala de aula, enfatizando a temática da paz. Diferente dos anos anteriores, a culminância do projeto aconteceu na quadra do Instituto São José, com apresentações culturais das escolas públicas municipais Emília Pessoa Veras, Alba Maria e Idelzuite Tavares.
Ao fim, o Prefeito Chico Vaulino, o Secretário de Educação, Augusto Júnior, e o Padre Anchieta se pronunciaram quanto ao tema do evento, enfatizando a formação de uma cultura de paz na sociedade.
Ludovica Duarte
1 Comentário:
Caro prefeito e amigos da comunicação.
A paz é muito mais complexa do que um simples desfile. Ainda que todos estivessem ali espontaneamente, o que acho improvável.
A paz depende da civilidade de um povo. Camocim melhorou, mas ainda precisa de muito mais obras de infraestrutura básica. Falta saneamento em boa parte da cidade e, pelo noticiário, ainda não se sabe bem o que fazer com o esgoto existente, além de jogá-lo criminosamente na barra do Rio Coreaú. O lixo deveria ser colocado num aterro sanitário devidamente licenciado pelas autoridades e não num lixão a céu aberto que só destrói ainda mais a "paz" por aqueles lados dos quilômetros. Acho que já vi um projeto desses com promessas de funcionamento há anos atrás. As praças e logradouros que deveriam estar impecáveis, já que nos consideramos cidade turística, estão abandonados. A orla marítima, onde mais se concentram os visitantes teve todo o gramado perdido por falta de manutenção e por conta dessa "paz", os vândalos e outros imbecis destruiram praticamente todas os coletores de lixo. As vacas, que particularmente, não me incomodam, mas incomoda muito gente, continuam pastando alegremente
nas praias e lagos. O lago Seco precisa de uma reurbanização urgente antes que se transforme numa grande favela sem nenhum controle. Tem barraca improvisada que colocou um vaso sanitário caindo direto dentro do lago. A Guarda Municipal com seus muitos agentes procura legalizar o trânsito, mas as ruas sem asfalto ou com o asfalto destruido, nem sinalização horizontal tem. A cidade sofre por não ter um código urbano respeitado. Aqui em Camocim todo mundo faz a sua própria calçada do tamanho que quer muitas encostadas no meio fio. Até loteamentos novos como o dos Boi Velho, que deveria servir de modelo, os novos moradores constroem sem respeitar o passeio. O povo que ande no meio das ruas!Todos constroem sem respeitar o espaço obrigatório dos pedestres. O Aeroporto pode ser novo, mas nem uma calçada lateral tem. Vergonhoso. A AABB, come há décadas em Camocim, mas nunca fez uma calçada na porta do clube.
Enfim, falta muito. Mas, não é por falta de aviso. Só cegos não enchergam essa realidade. Eu compreeendo que a Prefeitura e o Prefeito se esforçem pra fazer o melhor, principalmente pagar os funcionários e fornecedores em dia, mas ainda precisamos de um pouco mais de civilização para aingirmos essa paz sonhada. Que tal cobrar seriedade e resultados aos responsáveis?
Fernando Veras.
Postar um comentário