![]() |
O Presidente do Sindicato dos Pescadores de Camocim, Manoel Silva, também entregou ao Ministro um documento contendo reinvindicações para a melhoria dos pescadores, estes, se organizaram com faixas em frente ao Paço Municipal visando chamar a atenção das autoridades para os problemas elencados no documento. “Enviarei uma equipe de assessores do Ministério para conversar com vocês”, garantiu o Ministro ao receber os documentos.
No Terminal Pesqueiro
Em um palco improvisado, e sem microfones, as autoridades conversaram com os pescadores e trabalhadores do Cais. O Prefeito Chico Vaulino agradeceu a vinda do Ministro, ressaltou a importância do Terminal na vida dos pescadores e na economia do município, destacou o papel importante da Colônia e do Sindicato dos Pescadores na reivindicação de melhorias para a categoria. O Secretário Estadual da Pesca, Flávio Bezerra, saudou os trabalhadores do Cais e falou sobre o projeto para Camocim. “Ainda estamos organizando a Secretaria Estadual da Pesca, mas, estamos pleiteando a dragagem da barra de Camocim”, informou o Secretário.
Sérgio Nóbrega iniciou a conversa dizendo que ao assumir o Ministério, a Presidanta Dilma em reunião com a equipe de governo, determinou o funcionamento imediato de todos os Terminais construído pelo governo Lula. “A partir de hoje, o Terminal de Camocim passará a funcionar inicialmente com o abastecimento de gelo, sendo administrado por uma empresa emergencial”, informou o ministro que disse também que em breve a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), assumirá a administração, “esta é a orientação da presidenta”, explicou.
Ele agradeceu aos manifestantes e reforçou em público o compromisso de avaliar as reivindicações feitas pelos pescadores e de enviar assessores do Ministério da Pesca para conversar com o povo.
Reivindicação
No documento entregue pelo Presidente do Sindicato dos Pescadores de Camocim, Manoel Silva, ao Ministro da Pesca Luiz Sérgio Nóbrega, a principal reinvindicação era o seguro defeso do camarão para os pescadores. No norte e nordeste do Brasil o período do defeso ocorre de 15 de outubro a 15 de fevereiro.
“Em Camocim são 102 canoas com cerca de 400 pescadores realizando a pesca do Camarão sem o direito ao benefício. Estamos lutando por um direito nosso. É lei”, pontuou o Presidente do Sindicato.
2 Comentários:
Pense num lugar visitado. Ministro, já vieram uns três; governador vive por aqui. Só pode ser mesmo uma atração turística. Só falta o Papa vir visitar esse Cais vazio. Funcionar mesmo só numa outra encarnação...
Realmente o Porto de Camocim, que consumiu uma fábula de dinheiro público, tem sido visitado com frequencia por todo tipo de autoridade. É ministro, é governador, deputado: "bem uns dez" já vieram e nada de funcionar. É terminal pesqueiro ou é só mais uma fábrica de gelo sub utilizada? E já está funcionando? Daqui pro próximo ano ainda vão inaugurar mais umas dez vezes! Que coisa!!!
A sorte é que os visitantes acabam logo percebendo que o lugar é mesmo destinado ao turismo sustentável.
Postar um comentário