"Praias, lagos, dunas, culinária, festas juninas e carnaval fora de época".
Ilha do Amor, cenário de paz e beleza natural - Camocim-CE |
Camocim, cidade reconhecida internacionalmente por suas exuberantes belezas naturais, formadas por praias, rios, lagos e lagoas de águas cristalinas entre dunas e manguezais, tem também, na sua cultura, a alegria do tradicional Festival de Violeiros e Repentistas que neste ano chegou a sua 24ª edição. Realizado na Praça Severiano Morel (Praça da Matriz) enfrente ao NAEC – Núcleo de Arte Educação e Cultura, artistas locais e convidados de outras cidades traduziram a cultura popular camocinense e da região em versos e rimas nos acordes das violas, encantando o público que anualmente prestigia o evento, organizado pela Administração Camocim é do Povo, através da SECULT - Secretaria Municipal de Cultura e Desporto.
No mês de Junho, Camocim homenageia o Padroeiro dos Pescadores, São Pedro, com uma procissão marítima pelo Rio Coreaú, acompanhado por centenas de devotos em canoas e barcos. É a expressão de fé da população que devota ao Santo respeito e exemplo de vida. Durante 10 dias são celebradas missas, novenas e atividades culturais como leilões, danças folclóricas, bingos, etc. Os festejos de São Pedro se encerram sempre no dia 29 de junho com uma Missa Campal na Praça de Eventos da Praia dos Botes reunindo milhares de camocinenses e visitantes.

Ainda no mês de julho, a Secretaria Municipal de Turismo realiza a programação do projeto “Férias em Camocim eu vou sim”, com shows de humor, Rock, MPB, tendas eletrônicas com DJ’s, forró “pé de serra”, músicas regionais, etc. O projeto é desenvolvido sempre nas noites dos finais de semana, na Avenida Beira Mar, próximo aos bares e lanchonetes da orla, proporcionando entretenimento para o público local e turistas. No final de Julho a gastronomia de Camocim também é destaque com a realização do “Festival Gastronômico”. Bares e restaurantes participam do festival competindo com saborosos pratos inéditos, genuinamente camocinenses tendo os frutos do mar como principais ingredientes, enriquecendo a culinária e inserindo-os nos cardápios dos bares e restaurantes participantes.
Eventos turísticos e culturais como esses fazem de Camocim, uma cidade cada vez mais atraente para todos que a escolhem como destino de férias, para um lazer de feriado ou uma visita de final de semana.
O Camocim Fest é uma realização da empresa piauiense LB Eventos e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camocim. As vendas de abadás e camarotes já se iniciaram e os amantes da folia podem comprar pela internet através do site www.camocimfest.com
Carlos Jardel
Fotos: Francilúcio Oliveira
Carlos Jardel
Fotos: Francilúcio Oliveira
4 Comentários:
Com uma programação desse nível, ninguém vai querer ficar de fora. Parabéns aos organizadores e esperamos que estas férias sejam as melhores dos últimos anos. Atrações artísticas e culturais não vão faltar. Venham todos a Camocim desfrutar de toda essa beleza e das festas populares.
Já que vcs falaram das festilidade que aconteceram no mes de junho e julho, porque não colocaram as bandas do festival de quadrilha. pois isso é muito importante
Depois de vários anos, fui novamente a praia de maceió (camocim)e observei que os governantes poderiam fazer algo a mais pelo turismo neste cidade. Depois do lago seco não há placas indicando o caminho para maceió, pois existem vias secundárias, verifiquei também a presença de muitos animais soltos, motociclistas andando em alta velocidade próximo a banhistas. Apesar de uma praia bonita, não há uma boa estrutura para atrair turistas.
Saindo do Lago Seco pra Maceió não tem como errar. Animais soltos numa área daquela imensidão são comuns. Motociclistas mal educados existem em todo lugar. Não digo que Maceió não tenha infraestrutura. Tem até demais para o número de turistas que a visitam. A única restrição em Maceió são os preços cobrados por alguns barraqueiros, que ao invés de explorar o turismo, exploram o turista. Governantes só prometem.
Postar um comentário