terça-feira, 22 de setembro de 2009

Formação dos Professores da Educação Básica

Com o objetivo de estimular a formação de professores que atuam na educação básica, para que em futuro bem próximo não haja mais educadores com ensino médio/ pedagógico ou sem formação nas áreas específicas em sala de aula, o MEC – Ministério da Educação implantou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que teve adesão de 100% dos educadores do ensino básico de Camocim.
O Plano é uma ação conjunta dos Governos Federal, Estaduais e Municipais no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Em Camocim, a UAB – Universidade Aberta do Brasil, com suporte da UFC – Universidade Federal do Ceará e da UECE – Universidade Estadual é responsável pela formação dos professores, ofertando cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade.
Dentro das agências de implantação do Plano, como a UAB, conta ainda com a Plataforma Freire, um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das Instituições de Ensino Superior públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes, ofertando cursos virtuais que não estão disponíveis na instituição local.
Das mais de 300 inscrições de professores camocinenses na Plataforma Freire, 95 foram validadas para o teste de seleção que será realizado no próximo dia 27, das 13h30 às 17h30, em Sobral. “Com essa iniciativa o cenário dos próximos sei anos, Camocim não terá mais professores com nível médio ou fora da área de formação”, explica o Secretário Augusto Júnior. Como forma de incentivo aos professores que tiveram suas inscrições validadas, a Secretaria de Educação se compromete em garantir o transporte para Sobral e entrará em contato com os candidatos para coordenar a viagem.
Confira AQUI o Edital de Seleção para os Cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo