quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EEF Alba Maria Funda o GECAL – Grêmio Estudantil de Ciências Artes e Letras Raimundo Bento Sotero

A VIII SEAC (Semana Esportiva Artística e Cultural da Escola Alba Maria) iniciou de uma maneira diferente de todas as outras. Com olhares brilhantes e surpresos dos alunos e professores, bem como da comunidade, que observavam com educação e respeito à fundação do GECAL - Grêmio Estudantil de Ciências Artes e Letras Raimundo Bento Sotero.
Uma grande novidade para quem veio visitar a escola no dia 29 de outubro, pois se tratava do desenvolvimento de um projeto inédito na nossa cidade que estava engavetado a mais de dois anos e que era um sonho do diretor desta Instituição.
O projeto visa atender as conveniências artístico-culturais e produções literárias inéditas, bem como servir como aparelho de divulgação, levando notícias a toda sociedade sobre esta revolução silenciosa das letras, de resultados coerentes, equânimes, solidários, participativos.
Cada cadeira recebeu uma homenagem de uma personalidade ou escritor local e que logo em seguida foi repassada a um(a) aluno(a). Cada série homenageou os patronos-fundadores com stands, onde foram apresentados suas produções, fotos e biografias.
Resolvemos destacar ícones locais no sentido de que os alunos conheçam e estudem sobre cada um deles a cada mês. Os escritores farão parte da rotina da escola e estarão inseridos nos planejamentos dos professores de forma interdisciplinar, onde visitarão a escola para dar palestras e ensinar os alunos a produzirem com a alma e com o coração. O Projeto “Pequenos escritores; Grande Poetas” culminará a sua 1ª etapa no mês de dezembro com a publicação de um livro com produções literárias dos alunos com a parceria da Prefeitura Municipal de Camocim, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, ACCAL, Grêmio Literário Professor Ivan e SIIF Énergies do Brasil “Usina Eólica de Praia Formosa”.
A escola preparará a noite dos autógrafos, onde os autores das poesias selecionadas em um grande concurso realizado por esta Instituição estarão recebendo os convidados para o lançamento do tão sonhado livro.
Por Eudin Teixeira.
Legenda das fotos: Escritor RB Sotero (1); Prefeito Municipal, Chico Vaulino, e a 1ª Dama, Euvaldete Ferro (2); Presidente da ACCAL, Escritor Raimundo Silva Cavalcante, RB Sotero, e o Diretor da EEF Alba Maria, Eudivan Teixeira (3).

2 Comentários:

Anônimo disse...

Eu quero parabenizar o diretor desta escola pelo tão precioso projeto. Vejo que hoje em dia nas escolas estão esquecendo o valor da produção, do estudo das letras e de se conhecer até os artistas da nossa terra.
E que agora está sendo lembrado por esta brilhante escola. Parabéns diretor, parabéns alunos, parabéns Professores e Gremistas. (Heitor-Fortaleza)

Fernando Veras disse...

Excelente idéia homenagear o poeta e escritor R.B. Sotero. Um mestre das letras em verso e prosa.
Incentivar a leitura e o amor pelas letras através da criação de grêmios literários é função de toda a escola que se preze. As boas idéias devem ser copiadas.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo