“Camocim é uma das poucas cidades do estado do Ceará que consegue atingir as metas de prevenção contra a dengue, preconizadas pelo Ministério da Saúde”, enfatizou Dr. Osvaldo Pereira de Sousa Filho, Médico Veterinário, Coordenador de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde de Camocim.
A campanha é permanente, realizada através de seis ciclos, meta exigida pelo Ministério da Saúde, mas, graças ao significante aumento do número de agentes de endemias foi possível ultrapassar esta meta. Em 2008 foram sete ciclos e em 2009 oito, resultando na redução dos riscos de infestação nos prédios e oportunando tempo para a realização de atividades extras, complementando as ações do setor.
Segundo Dr. Osvaldo, é feito semanalmente o recolhimento de pneus e um monitoramento com atividade antifocal e educativa nos pontos estratégicos de reprodução das larvas e em residências onde é constatada a incidência do mosquito.
No ano de 2009, a Secretaria de Saúde notificou duzentos casos de suspeitas, mas apenas sete foram confirmados, não havendo nenhum óbito, sendo este o melhor resultado dos últimos dez anos.
Confira nos slids os gráficos e demais atividades:
View more presentations from Camocim é do Povo.
2 Comentários:
Esses numeros se devem ao trabalho profissional dos Agentes de Endemias de Camocim. Parabens a esses trabalhadores. Tem abono?
Os ótimos resultados que o Departamento de Endemias e Zoonoses tem conseguido nos últimos dois anos, é fruto, sem dúvida alguma, da ação conjunta de toda equipe de Endemias e Zoonoses, Secretária de Saúde e Gestor municipal, no entanto foi e é indispensável a nossa estratégia de trabalho com muito planejamento, dedicação, esforço e é claro o conhecimento cientifico. As outras Campanhas também estão maravilhosas, brevemente estaremos divulgando sobre Raiva, Calazar, Doença de Chagas e etc.
Postar um comentário