segunda-feira, 31 de maio de 2010

Crack é tema de palestra do PROJOVEM

Na sexta-feira, dia 28, jovens integrantes do Projeto PROJOVEM Adolescente conheceram um pouco da realidade do consumo de drogas, em especial o crack, na palestra ministrada por Valônia Siqueira Benício, enfermeira do PSF do bairro Cruzeiro, e Dr. José Maria Primo de Carvalho.
Durante a palestra, Valônia Benício expôs dados do CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas, mostrando o número de usuários do Nordeste, o perfil destes usuários, que geralmente iniciam o vício através de drogas lícitas como álcool e tabaco, e as consequências da dependência, através de depoimentos de usuários exibidos em filme. Em sua participação, Dr. José Maria relatou as principais características da dependência química, mostrando suas conseqüências e as formas de tratamento, além de fazer um breve contexto histórico sobre a droga.
A palestra faz parte das atividades desenvolvidas pelo PROJOVEM Adolescentes, que pretende continuar com as conferências abordando assuntos diversificados do universo jovem, como a sexualidade, proposta como tema para a próxima palestra.

3 Comentários:

Herbert Coêlho disse...

Hoje, a questão do crack deve ser encarada como epidemia e que as ações de prevenção e combate as drogas ilicitas sejam efetuadas e implantadas em todos os municipios do País. Em Camocim existe o CAPS A/D e infelismente a população,em geral, desconhece e os orgãos sociais parecem fazer vista grossa para essa unidade de saúde. Estamos funcionando e trabalhando para oferecer a população atendimento humanizado, respeitando o dependente quimico e sua familia como cidadãos no direito de acesso á saúde e informação aos prejuizos que o uso/abuso de drogas licita/ilicitas podem trazer a sua vida.

Herbert Coêlho.
Coord. Técnico do CAPS A/D

Anônimo disse...

Dificil é levar o viciado a entender que está doente e que precisa de ajuda. Porque se for esperar que o viciado voluntáriamente procure essa ajuda...

Herbert Coelho disse...

Caro Anônimo...
Existem algumas possibilidades de internação para o dependente quimico, preimeiro é a voluntária, quando este quer receber cuidados, a segunda é a involuntária, quando este oferece risco de vida a sí e a terceiros e a terceira é a compulsória, quando este esta envolvido com a justiça e é a mando do Juiz. Embora, dados estatísticos nos mostre que a internação voluntária é que mais dá resultados.

Herbert Coêlho
Terapeuta Ocupacional e Coord. Técnico do CAPS A/D

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo