Professores da rede municipal de ensino participaram ontem pela manhã do 1º dia da Jornada Pedagógica 2011, que este ano tem como tema “A sala de aula em debate: motivação, currículo e prática docente”. O encontro propõe a reflexão sobre as ações de ensinar e aprender, com vistas à (re)orientação do fazer docentes no ambiente escolar.
Este ano, a Jornada Pedagógica tem como diferencial a participação também dos professores temporários, que foram readmitidos na manhã do dia 25. Durante os três dias de encontro, os educadores assistirão a palestras com os temas sobre educação e liderança social, cultura afro-brasileira, a questão multiculturalista, além de um dia voltado para formação sobre o desenvolvimento infantil e oficinas pedagógicas.
Durante a abertura do evento, o Prefeito Chico Vaulino ao lado dos Secretários de Educação e de Gestão Administrativa, Augusto Júnior e Ricardo Ferro, e do Vereador Sidney Brito fizeram a entrega simbólica de certificados dos projetos de formação continuada, Gestar II e o Curso de Educação Inclusiva, desenvolvidos pela SME em 2010.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Chico Vaulino destacou os avanços na área da educação e o esforço da Administração Camocim é do Povo para que as melhorias seja ainda maiores em 2011, “um ano de grandes realizações para a educação”. Diante de professores que vestiam camisa com mensagem de protesto contra a transferência dos educadores, o Prefeito Chico Vaulino falou sobre a necessidade do remanejamento de professores, devido à adesão ao Programa Mais Educação.
Em seguida, o Secretário de Educação falou sobre a Merenda Escolar e os projetos para novas instalações do setor no novo prédio da SME.
O Secretário prestou mais esclarecimentos sobre o programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, que ampliará a jornada pedagógica das escolas e poderá investir até R$ 2 milhões em melhorias de infraestrutura de cinco escolas em Camocim. Falou ainda da necessidade de remanejar professores e diretores para a formação de novos núcleos gestores.
Melhorias também na Educação Especial, com formação continuada para professores e a elaboração do projeto para a implantação oficial do CEAS – Centro Especializado de Apoio às Escolas.
O Secretário Augusto Júnior apresentou os bons resultados do PAIC, programa do Governo do Estado que inspirou a Gestão Municipal a criar o PAIC Municipal.
Para encerrar o Secretário anunciou a criação da AGE – Assessoria à Gestão da Escola, órgão que servirá de ponte entre as escolas e a SME; apresentou os avanços da UAB, como novos cursos de especialização e em breve mestrado; falou sobre a criação do projeto de lei para o ajuste do Piso Salarial dos professores, para cumprir com o compromisso e garantir os direitos dos educadores mediante entraves burocráticos; anunciou novos investimentos como a aquisição de geladeiras para equipar 100% das escolas, a compra de mil colchonetes e cadeiras adequadas para a educação infantil, mais 2.500 carteiras e 13 mil uniformes; e por fim apresentou cartas de agradecimento do Presidente da APEOC, parabenizando à Gestão do Prefeito Chico Vaulino.
Ludovica Duarte
Fotos: Denilson Siqueira
1 Comentário:
Valeu Professor Jr. Você é do ramo.
Seria interessante para a população e principalmente para os pais que os alunos das diferentes series fossem avaliados para ver se realmente estão aprendendo como deveriam. É comum ver crianças já com alguns anos de escola que mal sabem ler. Escrever então, nem pensar.
Postar um comentário