quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tudo pronto para o Carnaval de Camocim 2011

Contagem regressiva para o Carnaval de Camocim 2011, que este ano estará mais uma vez na lista dos melhores carnavais do Ceará, pronta para receber cerca de 120 mil foliões. Com uma super-estrutura de palco, som, trio elétrico, além do potencial turístico do maior litoral do estado, Camocim promete 5 dias de folia com a combinação perfeita de belas praias, lagos, muita festa e segurança, ao som de 16 bandas de swing, axé e forró elétrico.
Durante os 5 dias de Carnaval, o folião fará a festa em todos os cantos da cidade, começando ainda na sexta-feira com shows de Aline Jordão e Forró Pawlera Elétrico, no Trio Bora Bora, saindo da Pracinha do Amor, seguindo para a Praça de Eventos (antigo Ódus) animando o encontro dos blocos populares.
A partir de sábado, até o último dia de Carnaval, os foliões irão curtir shows começando ao meio dia na Praia das Barreiras e no Lago Seco, além de uma mega estrutura de palco, som, camarotes, tenda eletrônica, segurança reforçada e 3 bandas se revezando no palco e no trio elétrico, a partir das 22h, na Praça de Eventos (antigo Ódus).
Garota Safada será a principal atração musical de 2011, se apresentando na noite de domingo, que terá ainda os shows das bandas Chicana e Swing Bamba. Entre as atrações estão também as bandas Furacão do Forró Elétrico, Paphirô, Paredão Mix, Banda Tribal, Axé Brother, Banda Patrulha, Ginga Samba, Onda Axé, Forró na Boa, Metrix e Tsunami, além de tenda eletrônica com Dj Gil.
As saudosas marchinhas carnavalescas animarão a folia na badalada Praia do Maceió, que recebe cerca de 10 mil pessoas por dia durante o Carnaval. A banda de metais sairá em cortejo pelas principais ruas de Maceió e encerrará a folia com um mela-mela.
E um dos pontos altos do Carnaval em Camocim é o tradicional mela-mela na Pracinha do Amor, parada obrigatória para quem volta das praias no finalzinho de tarde e faz a festa com goma, spray e espumas ao som dos grandes paredões, preparados especialmente para o período carnavalesco.
A exemplo do ano passado, a Coordenação do Carnaval organizará o mela-mela, isolando a Pracinha do Amor, com acesso dos paredões de som pela Rua Zeferino Veras (ao lado do Balneário), onde será a entrada, e a Rua José de Alencar (ao lado do Banco do Brasil) para a saída. O trecho da Avenida Beira Mar, entre a Praça da Estação e a Pracinha do Amor também será isolado, formando a Praça de Alimentação, onde serão montados brinquedos infláveis para a promoção do Carnaval Infantil.
Para garantir a segurança dos foliões e conter os ânimos mais exaltados, a organização do evento preparou uma boa estrutura montada pelo revezamento de policiais militares e civis, guarda municipal e segurança particular e o apoio da capitania dos portos. A Secretaria de Saúde disponibilizou um efetivo reforçado de médicos, enfermeiros, agentes de saúde e ambulâncias, garantindo o pronto atendimento médico.
Além do tradicional Carnaval, que todos os anos atrai milhares de foliões, Camocim se diferencia pelo seu potencial turístico com 62 km de praias, emolduradas por lagos de águas cristalinas, dunas fixas e móveis, uma charmosa arquitetura e a bela paisagem da foz do Rio Coreaú. Não é a toa que este ano vem com o tema “Paz, amor, natureza e segurança”, resumindo todo o desejo para o Carnaval Camocim 2011, realizado pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura e Desporto, Turismo, Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, além dos apoios da Guarda Municipal, Capitania dos Portos, Polícia Militar e Civil, e SAAE.

Carnaval tranquilo
Mas se o folião deseja mais tranquilidade e descanso uma boa pedida é a deliciosa travessia de lancha pela foz do Rio Coreaú para curtir as águas mornas da Ilha do Amor e trilhas naturais nos labirintos de dunas, de onde se admira a belíssima vista panorâmica da cidade de Camocim. As embarcações partem da Pracinha do Amor logo cedo e tem opções de viagens durante todo o dia. Para entrar no clima de Carnaval, a Banda de Metais Lira anima com marchinhas carnavalescas.
Passeios de bugues para os principais atrativos turísticos de Camocim proporcionam aos foliões mais tranquilos o prazer de descansar nas redes submersas do Laguinho da Torta ou para a cura de todos os males ao deslumbrar a beleza da Barra dos Remédios, a mais bela praia deserta do Ceará.

Campanha Social
Durante o período que antecede o carnaval e nos 5 dias de folia, a Administração Camocim é do Povo, através das Casas da Família e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, realiza uma campanha de prevenção e combate ao abuso e exploração comercial e sexual de crianças e adolescentes. A campanha acontece anualmente, com atividades nas escolas como palestras, teatro de fantoches, exibição de filmes, e na abordagem de camocinenses e visitantes através de blitz educativas com distribuição de material sobre a campanha.

Campanha pela preservação do meio ambiente
Este ano, o Coletivo Jovem, formados por 7 adolescentes irão promover uma campanha de conscientização pela preservação do meio ambiente. Através de faixas espalhadas pela cidade com frases de sensibilização para a importância da preservação, os jovens criaram paródias sobre a mesma temática, que serão transmitidas em carros de som durante o carnaval e no palco, nos intervalos entre uma banda e outra.

Ludovica Duarte

4 Comentários:

Chá de Burro disse...

Acredito que no ítem segurança esteja incluído os Salva Vidas que forma treinados em Camocim e raramente aproveitados.
Quanto a programação, só não acho justo o mela mela ser na Praça do Amor. Acho que prejudica o comércio da área e assusta turistas e desavisados que não querem se melar, além da fedentina insuportável que fica na área após a "festa".
Acho também que já é hora de se pensar em novas embarcações públicas para o transporte de turistas e passageiros para a Ilha do Amor e outras localidades ribeirinhas. Aqueles barcos são do tempo das caravelas. Velhos, barulhentos e inseguros. Sem contar com a superlotação e o embarque e desembarque nesses locais turísticos, que desafiam as regras do bom senso. Pessoas de idade, grávidas, deficientes e muita gente deixa de conhecer a Ilha do Amor por absoluta falta de condições seguras de acesso por barco. Como a engenharia local não conseguiu fazer uma escada de acesso a Praia das Barreiras, que tal um tobogã?
Grande abraço.

Anônimo disse...

será que aviões do forro vai mesmo vir para cá, estamos esperando?

Anônimo disse...

O mela-mela tem q ficar na pracinha do amor mesmo ja e uma tradição e os foliões q vem gostam do clima do nosso belo rio coreaú e quem vem nessa época vem p brincar e se divertir!!

Anônimo disse...

Mela mela é bom na rua e em frente a casa dos outros. Esses que defendem essa prática medieval, não moram na Praçinha do Amor ou nas proximidades dela. Pense na fedentina de manhã!!! Aí, esses "tradicionalistas de merda" que moram em Fortaleza ficam defendendo essa besteira. Muitas cidades pequenas que precisam do turismo limpo, já proibem essa prática que só leva a violência e o desperdício, travestido de diversão de menino. Um turista educado, não vem pra cidade que tem mela mela.
Ainda prefiro os blocos de rua puxados por bandas de metais pelas ruas da cidade. Deixa a barulheira infernal pro Odus a noite.

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo