terça-feira, 17 de maio de 2011

Luta antimanicomial aproxima diferentes

Alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Profissionalizante Monsenhor José Augusto assistiram hoje pela manhã a peça de teatro “Bicho de sete cabeças” encenada por pacientes assistidos pelo CAPS, que também são atores do grupo teatral Lua Cheia. A peça que trata sobre as torturas e atos desumanos sofridos por pessoas acometidas de transtorno mental, por muitas vezes quando estavam asiladas em manicômios, teve como objetivo mostrar aos alunos de que o tratamento dessas pessoas em regime de confinamentos é hostil e desnecessário. A peça faz parte de várias atividades desenvolvidas por profissionais do CAPS II durante a Semana de Luta Antimanicomial, que será encerrada amanhã, 18 de maio, com ato em frente à Prefeitura Municipal de Camocim. A data também marca os 30 anos dessa luta no Brasil.
Os pacientes também se apresentaram nas escolas Liceu Deputado Murilo Aguiar e Colégio Estadual Professor Ivan – CEPI. Após as apresentações eles conversaram com os alunos, responderam a perguntas, receberam e elogiaram a platéia, que ao final de cada apresentação ficava emocionada. “Praticar esse trabalho com jovens sensibiliza, é uma maneira de fazê-los ver que as pessoas que têm transtorno mental possuem capacidades que devem ser respeitadas, e que esse doença é como qualquer outra e tem tratamento. É bom ver que após a apresentação os jovens começam a pensar diferente em relação a esses pacientes.” Disse a psicóloga Euridiva Saraiva.
Os trabalhos na Escola Monsenhor José Augusto foram acompanhados por alunos do Curso Técnico de Enfermagem da própria escola que fazem estágio no CAPS II.

Matéria e foto: Denilson Siqueira

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo