O I Workshop de Teatro Amador de Camocim, realizado ontem a noite no salão de eventos da Associação Comercial, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e PROMUART, reuniu os jovens inscritos para o curso de teatro amador, admiradores da arte cênica e alguns ex-componentes do extinto grupo de teatro Pinto Martins.
O evento iniciou com um vídeo em que Luduvica Duarte contextualizou o processo teatral em Camocim. “Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo, apesar das dificuldades, teatro se faz com compromisso”, disse.
Os instrutores do curso, Cristiano Castro e Marcone Basílio conceituaram a arte teatral colocando elementos sociológicos, filosóficos e psicológicos fundamentando a importância do teatro na sociedade como um elemento de extrema importância no aspecto individual e coletivo. “O teatro é um leque de infinitos conhecimentos”, disse Marcone Basílio, que parafraseou o pensamento de um teórico, “o teatro é arte mais fácil de fazer e a mais difícil, por que trabalha com o subjetivo”.
O autoconhecimento, a crítica e a verdade cênica também foram elementos explanados na fala de Marcone que destacou as facetas do teatro como a comédia, o drama e o teatro pós-dramático, conhecido também como o teatro do absurdo. Eles demonstraram na prática, interpretando os três gêneros conseguindo da platéia risos e lágrimas. Os instrutores responderam a questionamentos dos jovens artistas e concluíram “quando vocês forem produzir arte, não imitem, descubram o novo”.
A Coordenadora da PROMUARTE, Luciana Ferreira, agradeceu ao Prefeito Chico Vaulino pelo investimento no curso e informou que no mês de agosto haverá a "Noite do Cordel" com Klévisson Viana, cordelista que ministrará aulas no decorrer do curso.Texto e foto: Carlos Jardel
2 Comentários:
Até que enfim uma administração de Camocim decide investir objetivamente na cultura. Numa cidade onde só tem "artista" (no bom e no mal sentido)vale a pena investir quase duzentos mil reais num Curso de Teatro Amador. Vão motivar e ocupar as mentes criativas desses jovens que atualmente sonham por mais cultura e arte. As novelas da Globo esperam ansiosas pelos jovens camocinenses pra fazer papel de nordestino em novela das seis, já que eles tem problemas com o nosso sotaque. Só espero que este curso de teatro não seja como alguns cursos de artes que a prefeitura patrocinou que não formou ninguém ou não serviu pra nada. Vamos monitorar e torcer pra dar certo. Precisamos de atores e atrizes qualificados e de multiplicadores de arte.
Valeu Ludovica! Algo me diz que vc está por trás de tudo isso. rsrsrsrs
Só no entusiasmo, caro Fernando Veras! A iniciativa não partiu de mim, mas de pessoas que como eu sentem falta de quando a cultura das artes cênicas era fortalecida pelos jovens camocinenses e o teatro era uma ótima opção de lazer. Realmente, é empolgante ver que estão retomando o trabalho semelhante ao que minha mãe (Luduvica Duarte) quando ainda morava aqui. O incentivo que a administração está dando a iniciativa é um primeiro passo importante para que se formem novos grupos de teatro, mesclando novos talentos com a experiência de renomados artistas camocinenses.
Postar um comentário