quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tatajuba realiza VII Regata Ecológica de Canoas no próximo domingo

No próximo domingo vai acontecer a VII Regata Ecológica de Canoas de Tatajuba que terá a participação de equipes do litoral de Camocim e de Jericoacoara. A regata é uma competição já tradicional na vila de pescadores e anualmente atrai turistas e anima a comunidade local por conter em sua programação festas e outras competições que envolvem pescadores nativos e participantes regionais.
Tatajuba é uma comunidade de pescadores e agricultores que tiveram sua vila soterrada em decorrência do caminhar de imponentes dunas. Hoje, em busca de lugares mais seguros, ocupam diferentes espaços, configurando-se em quatro vilas: Nova Tatajuba, Vila São Francisco, Baixa da Tatajuba e Vila Nova.
Duas vezes a cada dia, Nova Tatajuba é ilhada quando um braço de mar é tomado pelas águas da maré cheia. Sobre o Morro Branco, duna mais próxima do mar, a vista panorâmica da área nos tira o fôlego. Mais estonteante ainda é o pôr do sol dali, de beleza indescritível.
A comunidade possui uma histórica resistência contra a especulação imobiliária para o turismo de luxo, cuja pressão maior é resultado da sua beleza paradisíaca e a proximidade da praia de Jericoacoara. A Acomota, associação de moradores que têm atuado neste meio, vem se fortalecendo com diferentes projetos de desenvolvimento territorial, como o turismo comunitário.

Com informações do DN




Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo