sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Degustação de palavras

O evento literário Rota das Especiarias  chegará a Camocim ainda neste primeiro semestre
Banda cearenece  Breculê faz a festa de encerrmento
Se as especiarias orientais da Idade Média eram artigos que chegavam à mesa de poucos europeus endinheirados, um bem vindo paradoxo abraça o termo na Fortaleza de 2012. A Rota das Especiarias que acontece hoje à noite no Mercado dos Pinhões é popular e gratuita. A degustação é de palavras.
Os principais objetivos são divulgar a cultura do livro e da leitura e encontrar soluções alternativas para a distribuição de obras de autores independentes e pequenas editoras.
Em comum com aquelas especiarias medievais, o caráter itinerante. "Procuramos bairros e cidades que tivessem a cultura de feiras e traçamos uma rota literária", explica Katiusha de Moraes, diretora geral do projeto, realizado pela Fotossíntese Arte e Comunicação, em parceria com a Editora Corsário.
O evento já passou pelo Benfica, Messejana e Cidade 2000, com artistas cearenses expondo e comercializando suas especiarias: literatura nos mais diversos gêneros. Hoje, a Rota das Especiarias chega ao Mercado dos Pinhões. Após a abertura do evento, com intervenções poéticas e performáticas, haverá o relançamento da Antologia Temperos Literários, com a integração de diretores, alunos e professores das oficinas realizadas com jovens de escolas públicas. Escritores também terão espaço gratuito para a comercialização de suas obras (mas, por questões de espaço, as vagas são limitadas). Haverá ainda lançamentos de outros livros e exibição de fotos e vídeos. A banda cearense Breculê fará o show de encerramento da feira, que também fecha o primeiro ciclo do projeto.
Será uma oportunidade de reencontro, comemoração e reflexão sobre o ano que passou. O balanço do projeto, para Katiusha, é bastante positivo: "Foi importante para conhecermos pessoas que estavam à margem (da produção escrita), fazer o contato com gente que está atuando ativamente na área e contribuir para essa cultura do empreendedorismo".
A grande sacada, segundo ela, é a compreensão de que há uma nova lógica de mercado em que o consumidor pode também ser um produtor cultural. Basicamente, o projeto divide-se em três etapas: oficinas, capacitação e feiras. No primeiro semestre de 2011, foram promovidas oficinas de leitura e produção textual para jovens de escolas públicas dos bairros por onde a feira passou, a partir do trabalho de escritores cearenses - Moreira Campos, José de Alencar e Francisco Carvalho. Cada uma delas contou com 20 a 30 alunos, que emplacaram parte da produção na antologia Temperos Literários.
Um curso de capacitação sobre marketing básico para pequenos editores e escritores, em novembro, deu noções de comércio eletrônico, divulgação em redes sociais e marca pessoal a cerca de 40 pessoas. A internet é vista como uma grande aliada nesse processo de controle da produção e distribuição do trabalho - que traz consigo várias vantagens, como uma maior liberdade de criação e a redefinição do espaço e alcance social da literatura.
O escritor Jansen Viana destaca a Rota das Especiarias como um lugar de aproximação entre escritores, jornalistas culturais e outras pessoas da cadeia produtiva do livro, além de - claro - leitores. "O escritor tem dois momentos de realização, um quando escreve e outro quando é lido", diz. Jansen, que tem 54 anos, escreve desde criança e só teve seu primeiro contrato assinado em 2008 é um exemplo do momento atual, em que o autor pode tomar as rédeas de sua produção. Ele mesmo bancou a publicação dos dois primeiros livros.

Litoral
Uma bate-papo com a nova equipe Rota das Especiarias discutirá os novos rumos do projeto. Katiusha adianta que a Rota das Especiarias segue agora para o litoral oeste, chegando a Barroquinha, Camocim e Jericoacoara ainda no primeiro semestre deste ano.
A primeira cidade foi escolhida por ter o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Ceará. Em seguida, vieram os outros dois municípios que incluem a mesma microrregião. A ideia é conhecer quem são os produtores culturais dessas cidades e estabelecer um intercâmbio com Fortaleza.

Comentários:

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo