domingo, 13 de fevereiro de 2011

3° maior consumo de pescado


" Camocim será sede do 4° Congresso Cearense de Aquicultura"

Além do camarão, o cearense é adepto de peixes como tilápia, sirigado, pargo, cioba, entre outros


Pargo, tilápia, cioba, tilápia, sirigado, camarão. Entre os estados brasileiros, o Ceará é hoje o terceiro maior consumidor de pescados do País. A média de 12 quilos ao ano por habitante só fica atrás do que é consumido no Amazonas e no Pará, onde a base alimentar é peixe.

"A nossa produção de pescados, segundo o último levantamento divulgado pelo Ibama alcançou 88 mil toneladas em 2009", comentou o novo secretário da Pesca e Aquicultura do Estado, Flávio Bezerra. Os maiores polos produtores concentram-se nos municípios de Fortaleza, Camocim, Acaraú, Itarema e Icapuí. Apenas em pescadores, hoje, são cerca de 40 mil cadastrados no Estado.

Maior produtor de tilápia

Com 25 mil toneladas de tilápia produzidas no último ano, o Ceará destaca-se no cenário nacional como o principal produtor do peixe. No Estado, também está o maior mercado consumidor do alimento.

"Temos estimados 500 produtores de tilápia no Ceará e eles estão presentes em todos os municípios", destaca o secretário da Pesca.

Camarão

Na produção de camarão cultivado, os cerca de 180 produtores cearenses, distribuídos em 21 cidades do Estado, atingiram em 2010 uma produção anual de 35 mil toneladas. Em 2009, o Ceará embarcou para o exterior US$ 3,16 milhões em camarão.

Em 2010, com queda de 97%, a cifra alcançou US$ 82,54 mil, segundo dados divulgados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN). "O camarão produzido no Ceará é hoje 99% absorvido pelo mercado nacional. São Paulo é o nosso grande mercado consumidor", enfatiza Bezerra.

Desafios

Oficialmente, o deputado federal Flávio Bezerra tomou posse da pasta na tarde de ontem, com uma série de desafios. "O nosso foco deverá estar nos permissionários, nos licenciamentos, na infraestrutura e na assistência técnica aos produtores. A princípio, todos os projetos ligados à Pesca e Aquicultura que já estavam em andamento na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) vão passar para a Secretaria Especial de Pesca", destacou Bezerra. Segundo ele, 2011 será um ano de muitas discussões, onde o objetivo principal será ouvir os produtores de diversos polos produtores.

"No dia 25 deste mês teremos o nosso primeiro encontro. Será em Camocim, onde participaremos do 4º Congresso Cearense de Aquicultura. Visitaremos os açudes, as barragens, enfim, vamos aproveitar para interagir com a comunidade", explicou o secretário. Para dar apoio aos produtores de pescado cearenses, ele informa que já foi instituída dentro da secretaria, a célula de assistência técnica e extensão pesqueira.

Volume

"A nossa produção de pescados já alcançou 88 mil toneladas em 2009"

Flávio Bezerra
Secretário Especial de Pesca do Ceará

LÍVIA BARREIRA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste on line

1 Comentário:

Fernando Veras disse...

Mais uma razão para se promover a dragagem da Barra do Rio Coreaú para que o Porto de Camocim recém inaugurado passe a funcionar. Além de Flávio Bezerra, que foi bem votado e gosta da cidade, o proprio Cid se comprometeu a viabilizar essa obra.
Afinal, pra que serve um terminal pesqueiro sem barcos?

Camocim é do Povo
 
2009 © Todos os Direitos reservados - Blog Camocim é do Povo